Aluno de escola municipal lança livro de receitas

O interesse pela cozinha e a dedicação aos estudos foram o impulso para que o jovem W.V., que estuda na Escola Municipal Yves de Roussan, criasse seu próprio livro de receitas. O estudante, que cumpre medida socioeducativa na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), lançou a obra na última sexta-feira (4), na unidade de ensino situada na Estrada do CIA, na presença de familiares e representantes do poder público. 

A ideia da obra, intitulada ‘Merendando com W.’, surgiu depois que o jovem participou de uma oficina profissionalizante de padaria. O resultado do livro foi tão positivo que a escola se envolveu no projeto diagramando, revisando e publicando o livro. O trabalho resultou em uma obra contendo 13 ‘receitas básicas para momentos deliciosos’, conforme descrito no subtítulo da obra.  

“Eu costumava anotar todas as receitas ensinadas ao longo da oficina. Um dia, uma das professoras pediu para ver as minhas anotações e teve a ideia de fazer o livro”, afirmou o estudante. A obra, contou W.V., foi escrita durante as aulas na escola com apoio dos professores. Agora, ele quer que o seu projeto sirva de exemplo para que outros colegas possam ter iniciativas semelhantes.  

O jovem atribuiu à mãe o gosto pela culinária e a inspiração para iniciar sua jornada como escritor. Emocionada, a mãe C.B.M. também prestigiou o momento de conquista do filho e agradeceu a rede de apoio que o ajudou a concretizar o sonho de ter o livro publicado. 

Para a diretora da Escola Municipal Yves de Roussan, que funciona dentro da unidade da Fundac, Ivete de Araújo, a proposta é que o livro possa contribuir na construção do futuro do jovem. “O mundo está cheio de escolhas. Por isso, estimulamos e criamos atividades que permitam que eles busquem o crescimento pessoal e novas possibilidades”, pontuou.  

A evolução do jovem também foi destacada pela diretora geral da Fundac, Regina Affonso. “A vida lá fora não será fácil, mas você terá instrumentos para vencer e construir o seu projeto de vida”, disse ao jovem escritor. Ela também parabenizou o trabalho dos educadores que o auxiliaram na construção da obra. 

A diretora adjunta, Fabiana Burity, celebrou o momento. “Para nós, a educação é prioridade. Por isso, sempre acolhemos projetos relacionados. A educação pode mudar vidas e nós precisamos acreditar nisso”, finalizou.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024