Sempre promove curso sobre acessibilidade para funcionários do Município
Servidores e funcionários da Prefeitura estão tendo a oportunidade de aprender um pouco mais sobre acessibilidade, a partir de um minicurso sobre essa temática, que está sendo realizado até esta terça-feira (8), no auditório da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). O minicurso é uma realização da Sempre, por meio da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD).
O evento tem carga horária de 12 horas e visa promover a conscientização e a capacitação de agentes públicos municipais, sobre tipos de deficiência, leis e normas de acessibilidade vigentes, rota acessível e desenho universal, com foco na perspectiva arquitetônica. No segundo e último dia de aula, haverá uma vivência com a utilização de venda nos olhos, cadeira de rodas, bengala e outros objetos, para que as pessoas possam sentir e ter empatia com o portador de deficiência.
“A Sempre tem o compromisso de mobilizar ações voltadas para promover a cidadania, inclusão e dignidade das pessoas com deficiência. Nosso empenho é capacitar os profissionais do município sobre os desafios das pessoas com deficiência e a importância da acessibilidade, para que todos pensem nelas, no momento de suas ações. Assim, todos podem ser agentes ativos na eliminação das barreiras urbanísticas, arquitetônicas e comportamentais” destaca Daniel Ribeiro, secretário da Sempre.
Barreiras – O curso conta com a mediação da arquiteta e urbanista Thamyres Azevedo, especialista em acessibilidade. Atuante na área desde 2019, Thamyres integrou o corpo técnico da antiga Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, da Prefeitura Municipal de Salvador e hoje faz parte do corpo técnico da Secretaria Municipal de Mobilidade.
“Durante o curso, nós falamos das barreiras que essas pessoas enfrentam na vida cotidiana e no ambiente de trabalho. É importante fazer esse curso com os servidores municipais, para que eles tenham noção de que a acessibilidade beneficia a todos, não somente às pessoas com deficiência”, afirma Thamyres.
O diretor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), Wagner Andrade, explica que o Curso de Acessibilidade é derivado do projeto Atendimento Acessível - Planejamento Estratégico 2021-2024, que tem como linha de ação capacitar agentes públicos municipais, nas normas vigentes de acessibilidade. “Essa é uma iniciativa de grande relevância, levando em conta que Salvador é uma cidade antiga, foi construída e expandida em períodos em que não havia regramento sobre acessibilidade”.
Inclusão – Professor de Libras pela Prefeitura de Salvador, Divanildo Oliveira, de 53 anos, deu seu depoimento aos alunos. “Às vezes, a pessoa não tem noção do que o outro passa. Eu já sofri muito como pessoa surda, sofri com as limitações e com a falta de acessibilidade comunicacional, que foi a mais complicada para mim. É necessário, realmente, termos inclusão e estou aqui para mostrar que não pode ser um' faz de conta'. É preciso vivermos, verdadeiramente, a inclusão e tomarmos posse disso. É preciso se colocar no lugar do outro e quebrar as barreiras que nós mesmos criamos. O curso de Libras, por exemplo, é uma forma de quebrar a barreira comunicacional”, afirmou.
Para a dentista Emanuele Mota, de 25 anos, o curso foi importante e trouxe informações relevantes sobre o tema, sobre os cuidados e melhorias que facilitam o acesso das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. “Mesmo quem não tem deficiência tende ao envelhecimento e a ter a mobilidade reduzida, portanto é um tema que precisa ser uma preocupação de todos”, lembra.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
