Secis e Ucsal firmam parceria para atividades teórico-práticas em meio ambiente

Uma parceria firmada na manhã desta quarta-feira (9) entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), e a Universidade Católica do Salvador (Ucsal) vai fomentar a educação ambiental e o intercâmbio entre o ensino-pesquisa universitária com as práticas profissionais, trazendo a Universidade para dentro dos equipamentos municipais. A ação vai viabilizar a realização de estudos, pesquisa e ações voltadas para o conhecimento e proteção da biodiversidade e ações de conservação. 

De acordo com o diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam/Secis), João Resch, os estudos e ações têm como produto final a elaboração de materiais, indicadores e ações técnicas, incluindo relatórios que envolverão professores e alunos da graduação e pós-graduação da Ucsal, além de representantes técnicos da pasta municipal. “A Secis irá fornecer apoio técnico, dados georreferenciados, dados biológicos e ecológicos necessários à execução das atividades educativas, com a disponibilização de profissionais para acompanhamento dos técnicos e pesquisadores da Ucsal, a fim de concretizar as atividades de pesquisa”, explica. 

Além disso, a pasta irá contribuir com Inventariado da Biodiversidade, especialmente de fauna. A iniciativa vai contemplar a flora do Jardim Botânico de Salvador, para implantar o projeto para reconhecimento deste como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A partir do aprofundamento do reconhecimento da fauna local, também está prevista a da proposição e formatação de um guia ilustrado da biodiversidade do espaço, em parceria com a universidade. 

A titular da Secis, Marcelle Moraes, destaca que a Ucsal vai disponibilizar técnicos para ministrar palestras, cursos e treinamentos aos colaboradores sobre temas relacionados às análises geradas, de acordo com a disponibilidade dos participantes. “Esta parceria é de grande importância para Salvador, pois conectamos a gestão municipal com a Universidade, ou seja, contribuímos com a qualificação dos novos profissionais e acadêmicos interessados na área da sustentabilidade, ensino, pesquisa e extensão”, declarou. 

A intenção, de acordo com a gestora, é estender a parceria com outras universidades, faculdades e demais instituições de ensino e pesquisa da capital baiana. “Esta é, certamente, a primeira de muitas outras ações conjuntas dessa natureza que iremos concretizar. Com isso, toda a sociedade soteropolitana é beneficiada, por fortalecermos os estudos que dizem respeito à preservação do meio ambiente, e demais questões de sustentabilidade e resiliência”, prospecta Marcelle.

Outras notícias

SAÚDE

Secretário da Saúde acompanha Samu em operação chuva em Salvador

28 de Novembro de 2024

CIDADE

Salvador registra mais de 219 milímetros de chuvas em apenas 72 horas; número é o dobro da média histórica para novembro

27 de Novembro de 2024

CIDADE

Linha B3, do BRT Salvador, volta a operar após realização de drenagem

27 de Novembro de 2024

SAÚDE

Vigilância Sanitária promove 1° Encontro Regional com Associação Nacional de Restaurantes nesta quarta (27)

27 de Novembro de 2024

CULTURA

Salvador: Especialista critica fim do Samba de São Lázaro e alega 'caça' à cultura negra

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024