Estação Cidadania São Marcos inscreve para atividades gratuitas de esporte e lazer
Futsal, vôlei e capoeira são algumas das modalidades esportivas oferecidas pela Estação Cidadania São Marcos para a população. No equipamento, administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), 1.960 pessoas são atendidas e beneficiadas com atividades gratuitas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
As aulas, que são acompanhadas por especialistas, têm o objetivo de impulsionar o desenvolvimento técnico, físico, mental e educacional dos alunos. As inscrições para crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, podem ser realizadas na secretaria do equipamento. Para se inscrever, é necessário apresentar RG, comprovante de residência, cartão de vacina contra a Covid-19, além de comprovante de matrícula e documentação dos pais ou responsável.
Na Estação Cidadania são ofertadas sete opções de esportes, incluindo modalidades olímpicas, para crianças e adolescentes de forma gratuita. Além disso, a localização em uma via principal, perto de pontos de ônibus, facilita o acesso e deslocamento dos alunos.
"Investir em esporte e lazer é proporcionar o desenvolvimento humano, tirando crianças e jovens das ruas, combatendo a violência e promovendo a inclusão social", declarou o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro.
Estrutura completa – A Estação Cidadania funciona desde 2020, oferecendo aulas em modalidades esportivas, como basquete, handebol, karatê, balé, boxe e ginástica rítmica. A estrutura é composta de ginásio poliesportivo, arquibancada para cerca de 180 pessoas, vestiários, chuveiros, enfermaria, academia, banheiros, além de espaços administrativos, como sala para professores e técnicos, copa e depósito.
Para Carlos Arthur, aluno da Estação Cidadania, participar da escolinha de futsal é uma grande alegria. “Fiz vários novos amigos e aprendi bastante. Os professores também são muitos legais e a gente se diverte”. A mãe do assistido, Izabela Nascimento, não esconde a satisfação. “Ele gosta muito de esporte e ter uma atividade que ocupa o tempo livre, depois da aula, é excelente”, concluiu.
Comunidade – Jovens, adultos e idosos também participam de atividades, nas dependências da Estação Cidadania, em horários alternativos. Para consultar a programação, que inclui aulas de cross boxe, futsal, vôlei, basquete, hockey, boxe e jiu-jitsu, os interessados devem buscar informações na administração do local.