Dunga admite que Neymar é mais necessário no Rio 2016 do que na Copa América

Em negociações com o Barcelona para a liberação de Neymar para dois torneios importantes nesta temporada, Dunga revelou qual é a sua prioridade caso precise escolher entre Olimpíada e Copa América, que terá edição especial de centenário neste ano.

"É difícil escolher, mas acho que, pela questão da importância que se dá, pela medalha que o Brasil não tem (escolheria os Jogos Olímpicos)... Ele vem de uma temporada desgastante, teria tempo para se recuperar e viria com condicionamento. Mas o bom seria contar com ele nos dois", comentou o treinador da Seleção Brasileira ao Esporte Interativo.


 

O pensamento do comandante brasileiro é justificado por alguns motivos. O primeiro deles é a possibilidade do clube espanhol simplesmente vetar a presença de Neymar em Rio 2016, já que a competição não faz parte do calendário da Fifa e não tem liberação obrigatória dos atletas. Assim, não presença no campeonato dos Estados Unidos seria uma forma de compensação.

Diante desta situação, entra a segundo motivo, exposto por Dunga: para o Brasil, realmente a medalha de ouro tem maior peso do que o torneio sul-americano. Mesmo com as últimas duas participações vexatórias e o número de conquistas inferior aos principais rivais (8, contra 15 do Uruguai e 14 da Argentina), os brasileiros foram campeões em quatro das sete edições mais recentes e a taça não é nenhuma novidade.

Nos Jogos Olímpicos, é exatamente o contrário. O sonho dourado virou uma fixação, com seguidos pesadelos. Já são três medalhas de prata, incluindo a derrota na última decisão contra o México em Londres. As participações anteriores foram ainda mais traumáticas, com derrota para Argentina em 2008 e Camarões em 2000, nas semifinais, e queda ainda no pré-olímpico de 2004.

Neymar já esteve presente em 2012 e não é o único craque brasileiro a não atingir este objetivo. Como mostra o quadro abaixo, contar com grandes jogadores não é certeza de subir no posto mais alto do pódio, mas Dunga, que já viveu esses fracassos na década de 80, quer aumentar suas chances para o inédito feito.

Redação| Ibahia

Outras notícias

CIDADE

Novos quiosques e boxes beneficiam trabalhadores informais em Narandiba

22 de Novembro de 2024

CULTURA

Novembro Salvador Capital Afro: Banda Didá leva samba-reggae à Escadaria do Passo nesta sexta (22)

22 de Novembro de 2024

CIDADE

Prefeitura divulga lista de ambulantes cadastrados para festas populares de 2024/2025

22 de Novembro de 2024

SAÚDE

SMS promove ação de saúde voltada para ciclistas e motoboys de Salvador

22 de Novembro de 2024

SAÚDE

Saúde nos Bairros permanece no Largo do Bonfim até o próximo sábado (23)

22 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024

Dia do Desejo proporciona cardápio diferenciado e momentos de alegria a pacientes do Hospital Municipal de Salvador 16 de Maio de 2024