Tainara Ferreira celebra ancestralidade e moda representativa no evento internacional Fancy Africa
A consultora baiana e especialista em relações étnico-raciais Tainara Ferreira celebrou a participação no Fancy Africa 2025, evento realizado em Moçambique, na última segunda-feira (22). Durante o encontro, ela ministrou a masterclass “Descolonizando o Olhar através da Moda”, que atraiu a atenção de pesquisadores, artistas e ativistas do continente africano e da diáspora.
O evento em sua quinta edição, que ocorre em Maputo até o próximo sábado (27), consolidou-se como um dos maiores espaços de debate sobre moda, cultura e representatividade. Para Tainara, o evento simbolizou mais que uma troca acadêmica e cultural: foi a reafirmação da ligação ancestral entre povos africanos e baianos.
“Foi uma experiência transformadora, não apenas pela oportunidade de compartilhar meus estudos e vivências, mas por sentir a força da ancestralidade que une estas duas regiões divididas pelo oceano. Essa ponte cultural é um resgate de memórias, de saberes e de resistências que atravessam oceanos e continuam vivos na moda, na arte e na política. Foi um intercâmbio de aprendizados e de fortalecimento coletivo”, afirmou.
Durante sua estadia no país da África Oriental, a especialista foi convidada pelo programa 'Moçambique no Coração', da emissora pública TVM, para debater e dialogar sobre a diversidade e inclusão na cultura brasileira e africana, tema que permeia a sua linha de estudos e atuação.
Além dela, outros dois baianos marcaram presença no Fancy Africa: o designer quilombola Dih Moraes, de Jequié, e Luisa Mahin, diretora da Escola Àbámodá, sediada em Cachoeira. A presença do trio fortaleceu a representatividade brasileira e baiana no evento, mostrando como a moda e a produção de conhecimento afrocentrada são instrumentos de valorização cultural e política.
Com uma trajetória marcada pelo ativismo e pela produção intelectual, Tainara Ferreira tem se destacado em debates sobre letramento racial, masculinidades e decolonialidade. Sua participação no 5º Fancy Africa reforça seu compromisso em ampliar os diálogos globais sobre identidade negra e empoderamento.
Outras notícias
SJDH atua na proteção dos direitos humanos na Lavagem do Bonfim 2026
15 de Janeiro de 2026
Cagiba abre 300 novas vagas para aulas gratuitas de ginástica artística em Salvador
14 de Janeiro de 2026
Simm oferece 513 vagas para esta quarta-feira (14)
14 de Janeiro de 2026
Secretaria Municipal da Saúde estabelece unidades para vacinação contra a Covid-19 em Salvador
14 de Janeiro de 2026
Fitinhas do Senhor do Bonfim preservam tradição de fé e identidade cultural na Bahia
14 de Janeiro de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
BBB 26 anuncia maior prêmio já oferecido em realities no Brasil 13 de Janeiro de 2026