Treinamento capacita ambulantes para atuação com alimentos no Carnaval

Os ambulantes que vão atuar no Carnaval de Salvador participaram, nesta terça-feira (31), no auditório da Faculdade Dom Pedro II, no Comércio, de mais uma edição do curso gratuito de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos. A qualificação foi promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Diretoria de Vigilância da Saúde (Dvis), Vigilância Sanitária (Visa), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Vigilância em Saúde Ambiental do Município (VISAMB). 

No treinamento, são abordados temas como Boas Práticas de Fabricação e Manipulação dos Alimentos; Exigências Sanitárias para Venda de Alimentos; Qualidade da Água para Consumo; Qualificação dos Fornecedores; Principais Irregularidades Encontradas nas Inspeções Durante os Carnavais e Festas Anteriores, dentre outros, são os objetivos do curso. Além disso, a SMS também ofertou uma palestra sobre saúde do trabalhador, sobre como evitar acidentes e possíveis doenças ocupacionais. 

A vendedora de água de coco Lenilza Gomes, de 60 anos, atua na Praça da Sé, próximo à Cruz Caída, e aprovou a iniciativa. “Eu acho muito importante essa capacitação. É bom porque a gente aprende mais, dá mais um esclarecimento do que a gente pode melhorar naquilo que a gente já sabe. É gratificante, a gente se sente mais seguro e repassa para outros colegas, como multiplicadores”. 

A vendedora informal Jéssica Santos, de 51 anos, trabalha há sete anos no Centro Histórico. Comercializando cachorro-quente, ela destaca a importância das boas práticas. “Eu trabalho com luva, com pano de prato, a panelinha já vem montada, deixo tudo organizado. Além disso, uso gorro para proteger os cabelos, corto as unhas, protejo tudo, porque é alimento, tem que se ter um cuidado especial para atender bem o cliente”. 

A subcoordenadora da Visa, Gilmara Sodré, conta que a capacitação é importante pela característica de Salvador, de venda de comida de rua. “Nós entendemos a importância da atividade, realizando trabalhos educativos direcionados para este segmento. O nosso intuito é qualificar a categoria em boas práticas, com um cuidado desde a compra do produto, o preparo e a venda na rua. Espera-se que os produtos tenham segurança do ponto de vista sanitário, para termos um Carnaval seguro, sem intercorrências”.

Outras notícias

SAÚDE

Secretário da Saúde acompanha Samu em operação chuva em Salvador

28 de Novembro de 2024

CIDADE

Salvador registra mais de 219 milímetros de chuvas em apenas 72 horas; número é o dobro da média histórica para novembro

27 de Novembro de 2024

CIDADE

Linha B3, do BRT Salvador, volta a operar após realização de drenagem

27 de Novembro de 2024

SAÚDE

Vigilância Sanitária promove 1° Encontro Regional com Associação Nacional de Restaurantes nesta quarta (27)

27 de Novembro de 2024

CULTURA

Salvador: Especialista critica fim do Samba de São Lázaro e alega 'caça' à cultura negra

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024