Prefeitura inicia vacinação bivalente nas comunidades quilombolas da Ilha de Maré nesta terça (28); secretária Ana Paula
Cerca de 1,1 mil moradores das comunidades quilombolas de Bananeiras, Maracanã e Martelo, na Ilha de Maré, receberão a dose da vacina bivalente contra covid-19 nesta terça-feira (28). A população quilombola faz parte do público prioritário da primeira fase da vacinação que melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron, além de ter o perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes. A ação será acompanhada pela vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos.
Desde o início da estratégia de imunização contra o coronavírus, as comunidades quilombolas receberam atenção prioritária para vacinação. Atualmente, quase 100% dos moradores das localidades estão imunizados com pelo menos duas doses da vacina. O resultado é a inexistência de óbitos em decorrência da covid-19 dentro das comunidades de quilombo soteropolitanas. A ação será acompanhada pela vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos. “É um olhar especial que a nossa gestão tem com as comunidades quilombolas protegendo-as da covid-19. Montamos uma operação de logística diferenciada para garantir que os imunizantes cheguem até as localidades. Estarei acompanhando de perto, assim como fiz com o início da vacinação dos idosos”, afirmou Ana Paula Matos.
Logística - Para realizar a imunização no local, a Secretaria Municipal da Saúde monta um esquema especial de logística para levar os imunizantes até as comunidades. São horas de transporte feito por carro, em barcos e a pé para assegurar a vacinação dessa população prioritária.
“As equipes recolhem as doses na Central de Imunização, na Vasco da Gama. De lá, percorremos quase uma hora e meia de carro até o Terminal Marítimo de Aratu para o percurso de barco até chegar na primeira comunidade que será contemplada. Ainda tem um pequeno trajeto que fazemos a pé até chegar no local preparado para aplicar as doses. É gratificante demais ver que o nosso trabalho tem salvado vidas dentro das comunidades quilombolas da Ilha de Maré”, explicou Moises Teles, coordenador do Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
