'Proibição do uso de animais em testes para cosméticos é uma importante conquista para a causa', destaca Marcelle Moraes
A secretária municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis) de Salvador, Marcelle Moraes comemora a proibição do uso de animais para pesquisa e testes de cosméticos e produtos de higiene no Brasil. A medida, que vai evitar o sofrimento de milhares de bichos, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (1).
Marcelle, que é defensora dos animais, afirma que a ação representa um passo significativo na luta pela proteção dos animais no país. “Nós sempre alertamos sobre o absurdo que é utilizar os bichos para esse tipo de procedimento, pois se tratam de vidas. Não cabe mais atitudes insensíveis com uma sociedade potencialmente informada sobre os malefícios dessa prática que o capitalismo alvoroçado impõe. Daqui para frente é fiscalizar e garantir o cumprimento para colocar o país no cenário internacional de cuidado com a vida animal”.
Com a medida, ficam proibidos desde já o uso de animais vertebrados em que os ingredientes e compostos já possuam segurança e eficácia comprovada cientificamente. No caso de fórmulas novas e que não tenham ainda evidência de segurança ou eficácia, a norma estabelece a obrigatoriedade do uso de métodos alternativos reconhecidos pelo Concea, que substituem, reduzem ou refinam o uso de animais.
A resolução foi aprovada em dezembro do ano passado e assinada na terça-feira (28) pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PC do B).