Cmei estimula crianças com síndromes raras a desenvolver habilidades

“Cada detalhe é uma grande conquista”. Foi com essa frase que Joilma Carvalho, mãe de Henrique Carvalho, de quatro anos, definiu como é ser mãe de uma criança atípica. O pequeno, que possui Síndrome de Cornélia de Lange (CdLS), estuda no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Virgem de La Almudena, no Candeal, e é uma entre tantas crianças que a rede municipal de ensino apoia no desenvolvimento educacional e social.

Para Joilma, a escola exerce um papel fundamental no desenvolvimento de Henrique, além de ofertar para ela um suporte emocional. "Hoje, ele vem para cá e não chora. Isso me ajuda a poder fazer coisas simples como tomar um banho e fazer o almoço. Além disso, o convívio dele com outras crianças ajuda muito no seu desenvolvimento. Ele aprende coisas aqui na escola e me mostra em casa. É uma felicidade muito grande para toda a família cada aprendizado que ele tem”, afirmou.

Origem genética – A si?ndrome de Corne?lia de Langes e? uma doenc?a rara e de origem gene?tica que provoca baixo peso e baixa estatura, malformações, déficit no desenvolvimento físico, motor e intelectual, dentre outras características. Desde que começou a frequentar a escola, aos dois anos, o pequeno estudante enfrentou diversos desafios.

Joilma destacou que, além das restrições da pandemia de Covid-19, ele ainda precisou se afastar da escola para fazer uma cirurgia, no fim do ano passado. Mesmo assim, ela afirma ter percebido avanços significativos no desenvolvimento do filho, com o auxílio da unidade de ensino, a exemplo da habilidade de interagir socialmente e do desenvolvimento da autonomia em relação às atividades diárias – hoje, Henrique está quase andando.

Escola cidadã – O Cmei Virgem de La Almudena atende a 140 crianças com turmas na modalidade creche e turno parcial. Deste total, ao menos oito crianças além de Henrique também são atípicas. Há sete delas diagnosticadas com espectro autista e uma com paralisia cerebral grave.

Gestora da unidade escolar, Isa de Jesus Coutinho destacou o papel das instituições de ensino na inclusão de crianças que possuem doenças raras, a exemplo da síndrome de Cornélia de Langes. “Aqui na escola, assim como é a proposta da rede municipal de ensino, a gente não lida com os laudos, mas sim com a criança que tem uma particularidade. A gente trabalha a inclusão na perspectiva da diversidade, e cada criança é diferente e tem suas necessidades”, explicou.

Trabalho de conscientização – Na terça-feira (28) foi celebrado o Dia Mundial das Doenças Raras para conscientizar a população sobre esse grupo de patologias que afetam mais de 300 milhões de pessoas no mundo. Isa Coutinho destacou que é importante abordar a temática para desmistificar conceitos pré-estabelecidos que a sociedade tem em relação ao público.

“Todos nós somos seres diferentes e isso é bacana porque o preconceito não existe através das crianças, existe por meio dos adultos. Quem mostra o mundo para a criança é o adulto”, finalizou.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024