Evento debate papel feminino na promoção do trânsito s

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizou, nesta quarta-feira (8), o evento “A mulher e a segurança viária”, no auditório do Sest Senat. O encontro, realizado em parceria com o Programa Vida no Trânsito (PVT), foi promovido em alusão ao Dia Internacional da Mulher e contou com uma série de palestras sobre o papel da mulher na promoção de um trânsito mais seguro.

 

A gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador e coordenadora do PVT na capital, Mirian Bastos, foi uma das palestrantes. “É um momento de reflexão sobre as nossas lutas e conquistas ao longo do processo histórico, não só como servidoras públicas, mas especialmente como mulheres. Somos mulheres que buscam seu espaço e protagonismo na área de trânsito. Somos mulheres que mostramos que fazemos a diferença”, afirmou.

 

Redução de mortes – A gestora também abordou questões ligadas à segurança das mulheres no cotidiano do trânsito e apresentou um relatório sobre o impacto do comportamento feminino nas ruas. Entre os dados apresentados pela gestora, foi destaque a queda do número de óbitos de mulheres no trânsito, nas categorias pedestre, ocupante de veículo leve e motociclista, na capital baiana. Na categoria ciclista não houve óbito registrado entre mulheres.

 

“Os dados revelam que as mulheres dirigem com mais segurança. Isso mostra que ao longo do processo histórico assumimos o protagonismo da disciplina, serenidade e isso reflete que estamos no caminho certo”, reforçou Miriam.

 

Segurança – A programação do evento contou ainda com outros temas, como técnicas de mecânica para mulheres e condutas responsáveis no trânsito. Além disso, a sargento da PM Vanicléa Souza, bacharel em administração e pós-graduada em políticas e gestão de segurança pública, abordou aspectos da Lei Maria da Penha, como forma de colaborar no enfrentamento a violência contra a mulher.

 

“A Lei Maria da Penha permite criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Ela traz recursos para a punição dos agressores, tornando a vida da mulher mais tranquila e transmitindo mais segurança para a autonomia feminina. Na Bahia, existe uma rede de atendimento à mulher que trabalha em conjunto, facilitando a denúncia e a extinção da situação de violência”, reforçou.

 

O superintendente de trânsito de Salvador, Décio Martins, analisou o encontro como relevante, "ao debater e celebrar a importância e a representatividade das mulheres na sociedade e no trânsito”, afirmou.

A abertura do evento ficou por conta da Banda da Guarda Civil Municipal. Estiveram presentes ao evento representantes da sociedade civil e de secretarias e órgãos municipais, além de alunas do Sest Senat.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024