Pacientes do Caps AD de Pernambués fazem passeio terapêutico no Jardim Botânico

O contato com os oitis, árvores centenárias; subaúmas, árvores utilizadas como meio de comunicação pelos índios, por ter raízes em formato de tubos, possibilitando a comunicação entre tribos; com espécies de Pau Brasil, que deram origem ao nome do nosso país e com um espaço voltado às mudas medicinais de origem africana encantaram os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial AD (Caps AD) de Pernambués, que visitaram o Jardim Botânico de Salvador, em São Marcos, na manhã desta sexta-feira (24). O passeio fez parte das ações em celebração ao mês da Mulher.

 

O passeio contou com um grupo de aproximadamente 20 pessoas, entre pacientes dos grupos Superação e Mudas e Vidas, e equipe técnica especializada. A atividade teve como objetivo promover aos usuários do serviço de saúde um momento de interação e aprendizado fora da unidade, valorizando as oficinas que já ocorrem internamente.

 

Toda a orientação dada pelo instrutor do local pôde ser visualizada e experimentada na prática. Alguns bateram na subaúma para ouvir o som que a árvore transmite. Outros reconheceram as espécies medicinais, como o quioiô, cansanção, bem-me-quer e erva-cidreira. Outros ainda tocaram violão na tranquilidade da reserva de Mata Atlântica.

 

“Com o passeio, eles ganham autonomia para conhecer os lugares da cidade e melhoram a qualidade de vida”, contou a psicóloga e técnica de atendimento integrado, Caliandra Machado. Ela explicou que, no dia a dia, as mulheres do grupo Superação são atendidas em grupo ou individualmente na unidade.

 

“Fazemos discussões sobre o histórico de vida delas, como elas enxergam o uso de drogas, o que elas têm feito para mudar o padrão de uso, em que prejudica e o que pode ser feito para modificar essa relação com a droga e ter uma vida mais saudável”, completou.

 

Interação – O grupo Superação, por exemplo, já existe há três anos e ganhou esse nome após a pandemia, quando os encontros presenciais foram retomados, em setembro do ano passado. “Fazemos quatro encontros mensais: três para o momento de discussão, com atividades de relaxamento, dança e uma vez por mês a gente faz a saída terapêutica. Já fomos ao teatro, ao cinema, já visitamos parques e museus. Tentamos fazer elas circularem na cidade para que elas saibam que têm direito e acesso a esses lugares. Muitas vezes elas chegam e falam que não sabiam que poderiam vir participar e conhecer isso. Elas percebem que estando estabilizadas elas podem frequentar esses locais”, explicou a psicóloga.

 

A paciente Kátia Nanci Soares, de 53 anos, se divertiu muito com o passeio, registrando cada momento no celular. “Eu gostei muito, aqui houve contato com a natureza. Interagindo um com o outro, esquecemos dos nossos problemas lá fora”, declarou.

 

Para o enfermeiro e técnico de referência Léliton Andrade, a ida ao Jardim Botânico possibilita uma experiência única de contato com as plantas em um local aberto e natural, o conhecimento da diversidade de plantas, além de benefícios mentais de relaxamento, visita a outros espaços e realidades. “Esse momento talvez não fosse possível se os pacientes estivessem em uso abusivo de drogas, devido ao estigma que esse uso acarreta”, avaliou.

Outras notícias

CIDADE

Salvador registra mais de 219 milímetros de chuvas em apenas 72 horas; número é o dobro da média histórica para novembro

27 de Novembro de 2024

CIDADE

Linha B3, do BRT Salvador, volta a operar após realização de drenagem

27 de Novembro de 2024

SAÚDE

Vigilância Sanitária promove 1° Encontro Regional com Associação Nacional de Restaurantes nesta quarta (27)

27 de Novembro de 2024

CULTURA

Salvador: Especialista critica fim do Samba de São Lázaro e alega 'caça' à cultura negra

26 de Novembro de 2024

CIDADE

Lanchinhas que fazem travessia Salvador-Mar Grande seguem com serviços suspensos

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024