Permissionários de mercados municipais são orientados sobre manipulação de alimentos
Os permissionários do Mercado Municipal de Itapuã, localizado próximo à igreja do bairro, participaram, na manhã desta segunda-feira (27), de uma palestra sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com foco nas vendas já para o feriado da Sexta-feira da Paixão, na próxima semana. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), tem o objetivo de cumprir com as metas estabelecidas pela prefeitura para o fortalecimento das atividades de educação e saúde.
O encontro reuniu 27 permissionários do local, que trabalham com a venda de peixes, mariscos, carnes, mercearia e também outras áreas, a exemplo de estética. Larissa Pinto, chefe da Vigilância Sanitária no Distrito Sanitário de Itapuã, disse que o encontro tem como objetivo capacitar os vendedores para que eles possam oferecer um produto ou serviço com qualidade sanitária e com segurança para o consumidor.
“A partir desta palestra, preparamos os permissionários para que eles possam estar aptos para exercer a atividade, aplicando as boas práticas de higiene, conservação e transporte do produto. As maiores dúvidas são relativas à manipulação e serviço ao cliente. Como aqui é um local que comercializa alimentos típicos da Semana Santa, já fazemos a capacitação para que quando o consumidor venha, eles já estejam habilitados e prontos para atender com qualidade”.
Proprietária de um salão de beleza e de uma bancada de peixaria, Maria Nilce dos Santos, de 55 anos, atua desde o final de 2015 no Mercado Municipal de Itapuã. Segundo a permissionária, a palestra é importante porque a higiene é fundamental. “Principalmente quando a gente fala da mercadoria, a higiene é sempre vista, a banca, as vestes. Eu uso sempre avental, higienizo a bancada da forma correta, pois acho fundamental. A palestra agregou muito para mim, e para outras pessoas também. Tenho noção das práticas, mas conhecimento nunca é demais. Gostei muito, que sirva de exemplo para todos”.
Distritos sanitários – Dono de um restaurante no mercado, Otávio Luiz Souza, de 33 anos, há 20 trabalha no mercado. Pela primeira vez, participou deste tipo de palestra e aprovou o conteúdo abordado. “É bom para nós e para os clientes, porque orienta sobre coisas que a gente não sabe, ou sabe e não faz. Às vezes temos um costume que achamos normal, mas é algo que não é recomendado pela vigilância”.
A ação acontece nos 12 Distritos Sanitários de Salvador (Cabula/Beiru, Cajazeiras, Itapuã, Itapagipe, Liberdade, Barra/Rio Vermelho, São Caetano/Valéria, Centro Histórico, Boca do Rio, Brotas e Pau da Lima). Em algumas localidades, os agentes da Visa promovem a entrega de material educativo, a exemplo de panfletos. Em outras, as palestras são agendadas, como já ocorreu na Faculdade Santa Casa, para comerciantes do Centro Histórico, e no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha).
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
