Prefeitura faz ação de combate à dengue em escolas da rede municipal
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza até sexta-feira (14) inspeções em escolas da rede municipal de ensino de Salvador para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na segunda-feira (10), a iniciativa, que envolve também ação educativa, foi feita no Centro Municipal de Educacional Infantil (Cmei) Hosannah de Oliveira, no Pau Miúdo.
Na ocasião, agentes do órgão colaram cartazes com informações sobre o combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses, eliminaram recipientes que poderiam acumular água e aplicaram larvicida em alguns reservatórios. De acordo com a coordenadora de Ações e Controle das Arboviroses do CCZ, Cristina Guimarães, a intenção é que a ação seja um aprendizado a mais para as crianças e que elas possam compartilhar esse conhecimento com os colegas e até dentro de casa, orientando os familiares a evitar situações para proliferação do mosquito.
“Nesse momento, estamos com foco nas escolas para chamar a atenção dos alunos, funcionários e dos pais e familiares que estiverem presentes. A orientação que passamos para os agentes é que eles chamem os alunos para acompanhar a atividade de colocação dos cartazes, que são bastante didáticos, com figuras e informações objetivas sobre o combate ao mosquito”, afirmou a gestora.
Vice-diretora do Cmei Hosannah de Oliveira, Dina Santos elogiou a iniciativa. “Diante desse período de maior incidência dos mosquitos e de doenças como dengue, zika e chikungunya, é essencial essa parceria com o CCZ, nos orientando e orientando as famílias para que evitem o aumento do número de casos”, disse.
Cuidados básicos – Normalmente, as unidades de ensino já são inspecionadas ao longo do ano. No entanto, o CCZ resolveu fazer uma ação pontual, principalmente durante esse período mais quente e chuvoso. O objetivo é alcançar o público infantil e jovem, visto que este último tem sido o mais acometido nas recentes ocorrências de dengue, zika e chikungunya.
Nas escolas, os agentes transmitem instruções para os diretores, vice-diretores e demais responsáveis pelas unidades sobre os cuidados básicos para a eliminação de focos do mosquito da dengue. No cartaz, estão presentes informações básicas de combate ao mosquito, a exemplo de manter tampados tanques e tonéis d’água, remover folhas e galhas das calhas, fechar bem o saco de lixo e deixar longe do alcance de animais, não deixar água acumulada na laje, deixar caixas d’águas bem fechadas e colocar areia nos pratos de plantas, entre outras.
Solicitações – A população também pode solicitar a inspeção do CCZ por meio do Fala Salvador, no site www.falasalvador.ba.gov.br ou número 156. Outra opção é comparecer a uma das dez Prefeituras-Bairro (Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Cajazeiras, Centro, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio/Ilhas e Valéria), com agendamento pelo site www.horamarcada.salvador.ba.gov.br.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
