Prefeitura faz ação de combate à dengue em escolas da rede municipal
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza até sexta-feira (14) inspeções em escolas da rede municipal de ensino de Salvador para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na segunda-feira (10), a iniciativa, que envolve também ação educativa, foi feita no Centro Municipal de Educacional Infantil (Cmei) Hosannah de Oliveira, no Pau Miúdo.
Na ocasião, agentes do órgão colaram cartazes com informações sobre o combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses, eliminaram recipientes que poderiam acumular água e aplicaram larvicida em alguns reservatórios. De acordo com a coordenadora de Ações e Controle das Arboviroses do CCZ, Cristina Guimarães, a intenção é que a ação seja um aprendizado a mais para as crianças e que elas possam compartilhar esse conhecimento com os colegas e até dentro de casa, orientando os familiares a evitar situações para proliferação do mosquito.
“Nesse momento, estamos com foco nas escolas para chamar a atenção dos alunos, funcionários e dos pais e familiares que estiverem presentes. A orientação que passamos para os agentes é que eles chamem os alunos para acompanhar a atividade de colocação dos cartazes, que são bastante didáticos, com figuras e informações objetivas sobre o combate ao mosquito”, afirmou a gestora.
Vice-diretora do Cmei Hosannah de Oliveira, Dina Santos elogiou a iniciativa. “Diante desse período de maior incidência dos mosquitos e de doenças como dengue, zika e chikungunya, é essencial essa parceria com o CCZ, nos orientando e orientando as famílias para que evitem o aumento do número de casos”, disse.
Cuidados básicos – Normalmente, as unidades de ensino já são inspecionadas ao longo do ano. No entanto, o CCZ resolveu fazer uma ação pontual, principalmente durante esse período mais quente e chuvoso. O objetivo é alcançar o público infantil e jovem, visto que este último tem sido o mais acometido nas recentes ocorrências de dengue, zika e chikungunya.
Nas escolas, os agentes transmitem instruções para os diretores, vice-diretores e demais responsáveis pelas unidades sobre os cuidados básicos para a eliminação de focos do mosquito da dengue. No cartaz, estão presentes informações básicas de combate ao mosquito, a exemplo de manter tampados tanques e tonéis d’água, remover folhas e galhas das calhas, fechar bem o saco de lixo e deixar longe do alcance de animais, não deixar água acumulada na laje, deixar caixas d’águas bem fechadas e colocar areia nos pratos de plantas, entre outras.
Solicitações – A população também pode solicitar a inspeção do CCZ por meio do Fala Salvador, no site www.falasalvador.ba.gov.br ou número 156. Outra opção é comparecer a uma das dez Prefeituras-Bairro (Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Cajazeiras, Centro, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio/Ilhas e Valéria), com agendamento pelo site www.horamarcada.salvador.ba.gov.br.