Duzentos técnicos da Força de Salvamento da Defesa Civil de Salvador foram vacinados para atuação na Operação Chuva
Duzentos (200) técnicos da Força de Salvamento da Defesa Civil de Salvador (Codesal), que participam da Operação Chuva na capital baiana, já foram vacinados contra a gripe pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), além de atualização da caderneta vacinal com o recebimento de imunizantes contra a Covid-19, vacina antitetânica, dentre outras.
A Operação Chuva, coordenada pela Codesal, acontece anualmente entre os meses de março a junho, quando são registrados os maiores volumes de chuvas na capital. Conforme Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS, a pasta segue atuando forte nessa etapa de alerta da Operação Chuva.
“A estratégia envolve um conjunto de obras e medidas voltadas às ações preventivas, por isso, já reforçamos a vacinação desses técnicos da Força de salvamento envolvidos e dos moradores das comunidades afetadas, além de intensificarmos também as atividades de combate às arboviroses e leptospirose nos locais mais afetados. Além disso, nossas equipes de urgência permanecem de prontidão em todo período oferecendo assistência imediata para quem precisar”, afirmou.
O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, reforçou a importância dessa ação. “Para salvar vidas é fundamental que nossos profissionais técnicos tenham suas vidas salvaguardadas, e a vacinação representa esse cuidado que temos com todos aqueles que estão de prontidão para atuar e trabalhar em prol do cuidado com a vida do cidadão que mais necessita de todo aparato que a Operação Chuva assegura, por meio do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC)”, considera.
A SMS faz parte das frentes municipais que atuam no SMPDC, contando também com o envolvimento de outros setores da pasta, a exemplo da Vigilância de Saúde Ambiental, com o monitoramento da qualidade da água das áreas atingidas, bem com a promoção de trabalhos educativos sobre doenças de veiculação hídrica e limpeza de reservatório de água. Além disso, a SMS elaborou um mapeamento de riscos pela cidade e identificando possíveis surtos de doenças e agravos (leptospirose, meningites virais, acidente com animais peçonhentos, arboviroses e raiva) em áreas identificadas como de maior risco.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
