Bruno Reis faz visita técnica ao Teatro Vila Velha e discute revitalização do espaço
O prefeito Bruno Reis realizou nesta sexta-feira (14) uma visita técnica ao Teatro Vila Velha e intensificou a discussão para uma revitalização do espaço, um dos mais importantes equipamentos culturais de Salvador. A ideia é revitalizar a infraestrutura do local, localizado no Campo Grande, ao lado do Palácio da Aclamação, além de garantir uma gestão a partir de contrapartidas sociais, artísticas e educacionais.
Além de Bruno Reis, participaram da visita o secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, e os presidentes das fundações Gregório de Mattos (FGM) e Mário Leal Ferreira (FMLF), Fernando Guerreiro e Tânia Scofield, respectivamente, além do diretor do equipamento, Márcio Meirelles.
Segundo o prefeito, essa primeira visita serviu para conhecer as necessidades do espaço, entender as demandas e começar a traçar metas para a revitalização. “Entendendo a importância deste equipamento para nossa história e cultura, viemos fazer essa visita ao teatro, em busca de realizar uma parceria, visando revitalizar, restaurar e, futuramente, usufruir do espaço. A ideia é assinar um termo de fomento de parceria, que possa viabilizar recursos para realizar uma grande intervenção e valorizar a importância deste equipamento para nossa cidade”, destacou o chefe do Executivo.
Para Tourinho, o Teatro Vila Velha é um pilar da cultura de Salvador e do Brasil. “Sendo berço de grandes artistas, o Vila está sempre inovando e trazendo novidades, tendo esse lugar como espaço para desenvolver ainda mais nossa cultura e potencializar essa história”, ressaltou.
A presidente da FMLF explica o diagnóstico inicial da visita técnica. “De antemão, percebemos a necessidade de promover adaptações referentes à acessibilidade e iluminação, além de diversos outros pontos a serem desenvolvidos num projeto de revitalização, a exemplo de questões estruturais, ar-condicionado, etc., para que o teatro possa funcionar em sua plenitude”, revelou.
Márcio Meirelles lembra a trajetória do Vila, seu caráter independente e sua vocação para o fomento da cultura em Salvador. “Esse teatro é uma referência na dramaturgia brasileira, pois é a pia batismal de todo artista baiano, como Gil, Bethânia, Gal, Caetano, Tom Zé, os Novos Baianos, etc., que nasceram ou consolidaram aqui suas carreiras. Trabalhamos e sustentamos essa cultura pelo público e para o público”, disse.
Ele ainda afirmou que o Teatro Vila Velha é uma referência na cena cultural local, e o poder público precisa ajudar. “Apesar da necessidade de reforma, o espaço segue em funcionamento. Temos espetáculos em andamento, o projeto Pé de Feijão, junto à Secretaria Municipal de Educação, dentre outros. Somos um teatro independente, cujo único patrão é o público. São 59 anos de história, e aguardamos pelas intervenções”, salientou.
Reportagem: Thiago Souza e Eduardo Santos
Outras notícias

Leo Prates participa de audiência pública para debater aviação regional em Vitória da Conquista
18 de Agosto de 2025

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
