Novos agentes da GCM Salvador passam por curso de formação profissional
A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) iniciou, na última segunda-feira (17), o Curso de Formação para 70 novos agentes que irão integrar a corporação. Os alunos em formação estão participando de aulas práticas e teóricas, incluindo um estágio supervisionado, no período de quatro meses.
Além das matérias regulares, como Direitos Humanos e Primeiros Socorros, quatro novas matérias foram inseridas na grade curricular. São elas o Patrulhamento Escolar, Retenção de Arma Curta Ostensiva (RACO), Segurança Orgânica e Relações Públicas, divididas em sete módulos.
O guarda em formação Anderson Santos fala sobre as expectativas no exercício da nova função. “É a melhor possível. Eu acompanho o serviço que a guarda presta à população da nossa cidade e vejo aqui um curso de formação altamente eficaz e humanizado que de fato irá nos moldar para exercer essa função tão importante”, conta.
De acordo com o inspetor geral da GCM, Marcelo Silva, o curso atende às exigências da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senap). “Aqui formaremos agentes garantidores de direitos. A ideia é essa, que tenhamos guardas municipais formados nesse universo amplo de conteúdo com um grau de excelência elevado e uma prestação de serviço público exemplar”, ressalta o gestor.
A expectativa é que após o prazo de cerca de 120 dias, os novos agentes estejam aptos para compor o efetivo e cumprir a missão de garantir a proteção dos bens, serviços e instalações da administração municipal, além de prevenir a violência ao cidadão.
Dinâmica – O curso é coordenado pela Gerência de Desenvolvimento Humano (Gedhu), por meio do Centro de Formação, e é direcionado ao agente, para atuação como garantidor de direitos. A capacitação tem carga horária de 640 horas, sendo composta por atividades teóricas e práticas.
A parte teórica é formada por 36 disciplinas, abrangendo legislação do GCM, direitos humanos, racismo institucional, entre outras temáticas referentes a movimentos sociais. Durante o curso, os novos agentes também aprendem sobre o atendimento e atividades desenvolvidas pela instituição.
Já as disciplinas práticas envolvem defesa pessoal, abordagem, procedimentos de viatura, imobilização policial, armamento e tiro, dentre outras matérias inerentes às atividades de segurança.
Reportagem: Letícia Silva/Secom
Outras notícias

Leo Prates participa de audiência pública para debater aviação regional em Vitória da Conquista
18 de Agosto de 2025

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
