Saúde promove material educativo sobre saúde de mulheres lésbicas

Em referência ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, ocorrido na segunda-feira (29), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza um material didático e educativo, de cunho informativo, acerca dos mitos e verdades sobre a saúde de mulheres lésbicas. A publicação, disponível nas redes sociais e site da pasta, aponta para o combate à lesbofobia no Sistema Único de Saúde (SUS) e reafirma o compromisso da gestão municipal em promover informações e conteúdo que possibilitem uma maior compreensão do assunto entre profissionais da saúde e a sociedade em geral.

Ao acessar a página da SMS no Instagram (@smssalvador) ou o site (www.saude.salvador.ba.gov.br), os usuários têm acesso a informações que esclarecem mitos e verdades sobre questões de saúde das mulheres lésbicas. A iniciativa promove reflexões relevantes, a exemplo da diferença entre identidade de gênero e orientação sexual; supostos padrões e maneiras “corretas” de ser lésbica; questões relativas à maternidade; práticas sexuais e consultas de saúde; riscos de infecções sexualmente transmissíveis, além de outras questões de saúde que requerem cuidados prévios e acompanhamento pela rede SUS. 

De acordo com Erik Abade, técnico de referência do Campo Temático Saúde da População LGBT+ da SMS, a iniciativa faz parte de uma série de ações elaboradas estrategicamente para ampliar o acesso de mulheres lésbicas aos serviços de saúde e combater os diversos preconceitos contra a população LGBT+. “Neste caso, focamos nos esclarecimentos de questões inerentes às mulheres lésbicas, pois entendemos a importância do combate à lesbofobia no SUS durante todo o ano”, salientou. Além disto, o gestor destaca que a internet é uma maneira democrática de acesso da população à informação, e que através dela é possível chegar em muitos lugares, derrubando diversas barreiras, inclusive as geográficas. 

Combate ao preconceito – O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é comemorado anualmente em 29 de agosto no Brasil. A criação desta data tem como principal objetivo focar na luta pelo combate à lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas, contra o machismo e outras formas de preconceito e opressão. 

Nesse sentido, também em alusão ao mês da Visibilidade Lésbica, foi realizada, no último dia 9, uma roda de conversa virtual sobre os cuidados à saúde sexual de mulheres cis, lésbicas e bissexuais. A atividade teve a participação de 172 pessoas entre profissionais de saúde da SMS e público externo. 

Em casos de discriminação, é possível denunciar através do Fala Salvador, no telefone 156; da Ouvidoria SUS, no 136; e Disque Direitos Humanos, por meio do número 100. Há ainda a opção de entrar em contato com o Observatório Permanente da Discriminação Racial LGTB+, pelo telefone (71) 98622-5464 ou site www.reparacao.salvador.ba.gov.br.

 

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024