Marcelle Moraes representa Salvador em Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano na Alemanha


 

A secretária municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Moraes representa Salvador no 15º Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano, em Berlim, na Alemanha, que acontece entre esta terça (13) até o domingo (17). A titular da pasta vai trocar experiências sobre projetos exitosos de sustentabilidade na capital baiana e os desafios da sustentabilidade no ambiente urbano. 

Neste ano, o Congresso intitula-se "Moldar a Transformação para a Resiliência Urbana" e tem como objetivo o estreitamento de relações entre os agentes públicos nacionais e subnacionais dos países envolvidos para debates sobre o aprimoramento de suas políticas para o desenvolvimento urbano resiliente, integrado e focado no cidadão. 

Além dos debates e palestras, nesta terça e sábado, a equipe da Secis realiza visitas técnicas em conjuntos habitacionais e órgãos governamentais de Berlim para entender as medidas adotadas pelo governo local, como os programas sociais, para otimizar a capacidade de resiliência urbana. Amanhã (14), a titular da pasta, Marcelle vai apresentar no Congresso, o projeto de agroecologia urbana implantado em Salvador, que chama a atenção por promover coesão social. 

Marcelle destaca que a ocasião tem sido fundamental para estreitar laços com GIZ, Agência Alemã de Cooperação Internacional e com o governo do país europeu para futuros financiamentos em projetos de Soluções baseadas na Natureza (Sbn). “Já temos projetos em comum com a GIZ, à exemplo do bairro Novo - Vila Mar e a com essa visita vamos prospectar novos investimentos para ações futuras na capital. A gestão municipal sempre busca, não só implantar ações para melhorar as localidades e qualidade de vida daquelas pessoas, mas também, se empenha em articular atividades educativas para formar cidadãos responsáveis com o que temos mais de precioso que é o meio ambiente. Estar aqui confirma que o município está sendo visto como exemplo para agregar a outras cidades do mundo”.

A capital baiana, atualmente, conta com, pelo menos, 13 programas que atuam em diversos segmentos para engajar os soteropolitanos em hábitos e ações sustentáveis. Dentre eles, estão, IPTU Verde e Amarelo, Bandeira azul, Salvador Solar, Praia Massa é Praia e Limpa, entre outros. Todas as estratégias estão disponíveis no site sustentabilidade.salvador.ba.gov.br/programas/.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024