Secis registra quase mil visitas ao Jardim Botânico nos últimos dois meses
Visitação aberta ao público atraiu centenas de estudantes das redes pública e privada da Bahia, além do público geral
A Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), registou um recorde de quase mil visitações no Jardim Botânico apenas nos últimos dois meses (agosto e setembro, de 2022. Centenas de estudantes das redes pública e privada, além do público em geral, estiveram no equipamento público municipal, um dos mais modernos e atrativos do país.
O crescente volume em relação à quantidade de visitantes ao equipamento teve um aumento significativo por conta de eventos que ocorreram na localidade, a exemplo da Implantação do Selo de Reconhecimento pelo Engajamento na Mitigação de Mudanças Climáticas através da Alimentação – REMMA, que contou com a presença da população soteropolitana e estudantes, como também funcionários da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis); além da comissão do Gabinete do Prefeito Bruno Reis; e de visitas de contemplação estimuladas por datas comemorativas ligadas ao meio ambiente, tais como o Dia da Árvore (21/set.), além da chegada da Primavera em 22 de setembro.
Já as visitações escolares e de demais instituições, tiveram foco na realização de aulas de campo, onde foram abordados os seguintes assuntos: aquecimento global, efeito estufa, escassez de recursos naturais, demonstração dos ciclos de vida das plantas, preservação das plantas nativas, além de pesquisas científicas em geral.
De acordo com a Secretária da Secis, Marcelle Moraes, o Jardim Botânico de Salvador vem sendo procurado pelo público para realizar gravações, fotografias, documentários, contemplação, pelo fato de ser um ambiente propício para se conectar com a natureza, tendo em vista a existência de um oásis de árvores enormes, vegetação rica das mais variadas espécies e muitos pássaros. “Trata-se de um ambiente também muito importante para estudo e pesquisas, onde a população pode consultar sobre as plantas, não só da Mata Atlântica, mas também do Cerrado e Caatinga. É praticamente um laboratório vivo, e também por se tratar de uma das áreas de espécies utilizadas em cultos afro-indígena-brasileiros, além de reservar vegetais ameaçados de extinção”, explana a gestora.
Conforme Jaqueline Dourado Rodrigues, coordenadora administrativa do Jardim Botânico, é perceptível que o equipamento vem ganhando visibilidade perante ao público em geral. “Uma vez que promove diversas pesquisas, ações de conservação, preservação, educação ambiental e o lazer compatíveis com a finalidade de difundir o valor multicultural das plantas e sua utilização sustentável”, destaca.
Visitas
O Jardim Botânico de Salvador é considerado uma importante área de estudo, manutenção e conservação da Mata Atlântica na capital baiana. Está situado na Av. São Rafael, s/n – São Marcos, Salvador – BA. O espaço que possui cerca de 160 mil metros quadrados de área, com espécies da Mata Atlântica, está aberto à visitação em geral, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
