Morar Melhor alcança mais 100 casas em Nova Brasília

O Morar Melhor segue transformando a realidade de famílias carentes de Salvador. Desta vez, o programa da Prefeitura reformou mais 100 casas em situação precária na comunidade de Jaguaripe II, em Nova Brasília. A entrega das intervenções ocorreu na manhã deste sábado (22), com as presenças do prefeito Bruno Reis e do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Julio Santos, dentre outras autoridades.

O prefeito ressaltou que o Morar Melhor ajuda a população a viver em um local mais seguro e confortável, promovendo ainda o resgate da autoestima dos cidadãos. “Nada é mais importante para uma pessoa do que a própria casa. Por isso foi desenvolvido esse programa, para que as famílias pudessem viver com mais dignidade na comunidade onde vivem. É uma iniciativa de sucesso, que já alcançou 40 mil imóveis em toda a cidade”, declarou Bruno Reis.

Uma das beneficiadas nessa nova etapa é a família da autônoma Antonieta Correia, de 50 anos, que reside há 24 anos na localidade com seis filhos e cinco netos. Ela contou que a única renda da família atualmente é o Auxílio Brasil e que era um sonho realizar a reforma no imóvel.

"Aqui era muita pingueira em cima da cama, tinha que espalhar baldes pela casa, tinha cama até na cozinha. Agora, com a reforma, não pinga mais, teve pintura, novas portas e janelas. A casa está linda, uma maravilha, melhorou muito a minha vida e a da minha família. É um sonho realizado e só tenho a agradecer a Deus e à Prefeitura”, relatou.

Esta é a segunda vez que o programa chega ao bairro. Na edição anterior, foram beneficiados 140 imóveis. Diante dos pedidos dos moradores, o prefeito autorizou a reforma em mais casas na localidade, com levantamento a ser feito pela Seinfra.

Funcionamento – O Morar Melhor possibilita melhorias em residências em situação precária na cidade. As melhorias são escolhidas em conjunto com o morador e envolvem pintura, reboco, recuperação ou troca de telhado, troca de esquadrias (portas e janelas) e instalações sanitárias.

Os critérios adotados são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024