Estudantes de Universidades Federais poderão ter permissão para ocupação de duas vagas de graduação ao mesmo tempo
Proposta do deputado Alex Santana quer dar mais oportunidades para alunos de instituições federais
Estudantes de Universidades Federais de todo o país poderão ter permissão para ocupação de duas vagas de graduação ao mesmo tempo. Isso porque deputado federal baiano, Alex Santana (Republicanos), apresentou o Projeto de Lei 1406/2022, que define exceções para a ocupação simultânea de duas vagas em cursos de graduação em instituições públicas federais de ensino superior em todo o Brasil. Atualmente, de acordo com a atual legislação, é proibido que um mesmo estudante ocupe duas vagas ao mesmo tempo.
Pela proposta, será permitido ocupar uma vaga em curso de maneira presencial e um outro curso feito a distância. Também será autorizado a ocupação de uma segunda vaga, em casos de desistência de candidatos convocados anteriormente e para estudantes de famílias de baixa renda com renda mensal de até um salário mínimo e meio.
Para o parlamentar, o projeto reconhece evitar a concentração de oportunidades, dando mais chances a pessoas pobres ou que tenham interesse em aprender, mas chama a atenção para o que ele considera diversificação da oferta da educação superior, o que modificou o contexto no que a lei em questão foi aprovada anteriormente.
“Considero excessivo que uma lei isolada imponha procedimento a ser adotado pelos entes federados subnacionais nas instituições de ensino por eles criadas e mantidas. Ainda que desejável que sigam o mesmo procedimento, a sua imposição, por lei federal, caracteriza invasão da autonomia administrativas desses entes”, disse.
A matéria será analisada em conjunto pelas Comissões de Educação e de Constituição e Justiça da Câmara, em caráter conclusivo.