Projeto promove apresentação cultural com idosas no Mercado São Miguel
Neste sábado (10), o Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, receberá uma programação cultural especial. As idosas do coral Senhoras da Angola, do projeto Convivendo e Aprendendo da comunidade do Nordeste de Amaralina, realizarão no espaço, a partir das 16h, uma apresentação aberta ao público com cantigas de capoeira. O projeto é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e o Parque Social.
A apresentação faz parte das aulas de capoeira idealizadas pelo projeto. “Com a questão da idade e mobilidade, essas idosas não podem realizar aulas de capoeira. Então, houve um estudo sobre a história da arte-luta, seus movimentos e ritmos, sendo construído o coral com as cantigas da capoeira Angola”, disse a coordenadora do projeto, Maria Luísa Passos.
Cerca de 60 idosas, com idade a partir de 60 anos, participam do coral. A apresentação, que terá tempo médio de 25 minutos, contará com seis canções e fará parte da roda de capoeira que acontece aos sábados no Mercado São Miguel.
Preparação – Para aprimorar a apresentação, foram realizados ensaios às terças e quintas com as participantes, no Parque Social, no Itaigara. Para o mestre em capoeira e executor do coral, Átila Conceição, trabalhar com as idosas foi um momento transformador e social. “Ter a oportunidade de ter mulheres negras, idosas e protagonistas de suas vidas, restabelecendo seus desejos, escolhas e possibilidades, é algo diferenciado”, disse.
Moradora do bairro de Brotas, Maria Célia Silva Santos, de 69 anos, não esconde emoção ao falar sobre a iniciativa. “Participo há anos, esse projeto é tudo para a minha vida. Através dele tive e continuo tendo grandes oportunidades de convívio com outras pessoas,é uma terapia para mim”.
A aposentada se diz superansiosa para a apresentação de sábado. “Tenho certeza que eu e minhas colegas faremos uma apresentação belíssima com canções corriqueiras da capoeira”, completou.
Funcionamento – O projeto Convivendo e Aprendendo proporciona espaço de convivência social para fortalecer os vínculos familiares e comunitários de crianças, adolescentes, jovens e idosos, incentivando a socialização, integração e participação em atividades que promovam aprendizado e empoderamento de uma maneira lúdica e criativa. O projeto vem sendo desenvolvido nas comunidades do Pelourinho, Nordeste de Amaralina, Bairro da Paz, Pau da Lima e Cajazeiras.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
