DEZEMBRO VERDE: MARCELLE MORAES PROMOVE MÊS DE PREVENÇÃO AO ABANDONO ANIMAL
A Secretária Municipal de Sustentabilidade e Resiliência e protetora dos animais, Marcelle Moraes, chama atenção dos soteropolitanos para a Campanha Dezembro Verde – que promove o combate ao abandono e os maus-tratos contra animais. Através de ações educativas em suas redes sociais, a gestora convida os soteropolitanos a refletir sobre a importância do animal de estimação e da guarda responsável, evitando penalidades previstas nas leis da natureza.
“Trata-se de uma luta contra o abandono, bem como esclarecemos na Campanha as consequências do desamparo e questões de saúde e segurança públicas dos animais. Adotar é um ato de total responsabilidade, e é preciso considerar as questões que envolvem doação de tempo, cuidado com a saúde e a proteção integral deles. Esperamos que essa consciência se torne permanente na população de Salvador”, declarou Marcelle Moraes, que influenciou a criação da Diretoria de Proteção Animal (DIPA), ligada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), bem como pela implementação das UPAs animais em Salvador.
Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Dentre os principais motivos do abandono de animais, estão: rejeição à fêmea com cria de filhotes ou àqueles que ficam velhos ou doentes; proprietários que viajam ou mudam de residência e deixam seu pet para trás; cão que cresce e fica com porte muito grande ou torna-se barulhento (latidos) ou fica feroz; dificuldade de convívio pela presença de crianças no lar; alergia a pêlos, entre outras causas.
Denúncia
Caso o cidadão presenciar maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, etc. –, vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.
A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988. É possível denunciar também ao órgão público de Salvador, através do telefone 156.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
