Diretoria de Proteção Animal passa a ser vinculada à SECIS
Com a recente reforma administrativa aprovada na Câmara Municipal de Salvador (CMS) nesta quarta-feira (21), a Diretoria de Proteção Animal (DIPA) de Salvador, passa a ser vinculada à Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS), que vai agregar também o Bem-estar e a Proteção Animal, tornando-se Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal, pasta chefiada pela vereadora licenciada Marcelle Moraes, que construiu carreira pública atuando em defesa dos animais.
A SECIS possui dez anos de fundada, e tem por finalidade promover a política municipal do desenvolvimento sustentável, executar estudos e planos para a promoção ambiental e preservação dos recursos naturais, bem como formular e implementar a Estratégia de Resiliência, lançada em 2019, além de coordenar as ações de Defesa Civil e gerir o Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural – SAVAM. Com a mudança, recebe também a missão de promover o bem-estar, saúde e a proteção animal, agregando o órgão que implementou políticas públicas para os animais e trouxe o primeiro Hospital Público Veterinário de Salvador, que está em construção e será gerido pela Secis. As ações conjuntas visam zelar pelos animais, oferecendo e proporcionando respeito aos seres que não podem lutar pelos seus direitos, buscando dar ênfase e apoio aos projetos que visam trazer saúde pública para os animais, bem como atua no controle populacional através da castração.
De acordo com a gestora Marcelle Moraes, os projetos da SECIS promovem o conceito de cidade sustentável e resiliente, por meio do qual promove ações de proteção ao meio ambiente, causas sociais, políticas e culturais – urbanas – sendo guiada pelos objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), buscando atender aos interesses dos cidadãos soteropolitanos ao mesmo tempo em que cumpre com a agenda firmada neste propósito. “A Secis é notadamente uma secretaria pioneira no Brasil, focada em realizar ações inovadoras para a pauta da sustentabilidade e da resiliência, edificando Salvador enquanto cidade referência em níveis nacional e internacional, e agora recebemos com alegria a nobre missão de trabalharmos, ainda mais, em prol dos animais, junto à DIPA”, celebra.
DIPA
Como forma de orientar a população que possui animais quanto aos cuidados fundamentais, bem como em situações de risco, a Prefeitura de Salvador disponibiliza ações e serviços gratuitos durante todo o ano, por meio da DIPA. Atualmente, a população tem acesso ao serviço de recolhimento e acolhimento de animais de grande porte que estejam atropelados, caídos ou transitando em via pública, promovido em parceria com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), através do telefone 156.
Em situações de maus-tratos, a Dipa faz a avaliação em cães e gatos das condições gerais do ambiente a que o animal está submetido, além de orientações sobre cuidados, guarda responsável e emissão de relatório para encaminhamentos quando necessário. Já o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza a prevenção da raiva animal através da vacinação antirrábica, disposta gratuitamente nos postos municipais. Para tanto, o cidadão deve entrar em contato, através do telefone 156, e/ou 3611-7365 (DIPA).
Além disso, o controle da população de cães e gatos é realizado com a castração, sem custos, através de clínicas conveniadas. Para ampliar este tipo de atendimento, o serviço itinerante de castração animal, conhecido como Castramóvel, percorre diversas regiões da cidade, previamente anunciadas, e cada pessoa tem direito à castração de três animais por mês.
São promovidos, ainda, importantes serviços de orientação, acompanhamento e encaminhamentos necessários ao cuidado dos animais. Para mais informações, o número 156 encontra-se à disposição dos cidadãos soteropolitanos.