Centro de Cultura sedia debate sobre recuperação do Centro Histórico
O Centro de Cultura da Câmara sediou a primeira discussão do ciclo de debates “Pensar a Cidade: Reflexões para o Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio de Salvador”. O evento transmitido pela TV Câmara, na terça-feira (4), pela tarde, foi realizado pela Prefeitura em parceria com a representação da Unesco no Brasil.
O primeiro encontro foi conduzido pela presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, e teve como convidado Pedro Baganha, responsável pelas áreas do Urbanismo, Espaço Público e Habitação de Porto, em Portugal. A cidade portuguesa, assim como Salvador, tem o Centro Histórico reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial.
Também participaram do encontro o reitor da Universidade Federal da Bahia, Paulo Miguez, o superintendente na Bahia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Hermano Queiroz, e a coordenadora de cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula.
“Estamos abrindo essa discussão, contando com a participação dos moradores, de quem trabalha e de quem pensa a região para que tenhamos ideias e possamos ter como resultado uma perspectiva de um pensamento mais coletivo”, afirmou Tânia Scofield, especialista em Desenvolvimento Urbano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
O arquiteto e vereador da Câmara Municipal do Porto, Pedro Baganha, fez uma apresentação sobre a história do Porto dos últimos 20 anos e destacou que a cidade portuguesa passou por uma modificação urbana muito grande em diversos aspectos, entre eles o do turismo e da infraestrutura.
Ele citou a reforma do aeroporto e a instalação de novas companhias aéreas, em 2006, e ressaltou que a cidade tornou-se um destino turístico, ação que teve como resultado muito investimento, mas também alguns problemas.
A coordenadora de cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula, falou de patrimônio histórico e destacou que “o evento marca o encerramento de uma cooperação técnica internacional de sucesso com a Prefeitura de Salvador, por meio da FMLF, iniciando um novo projeto envolvendo a Secult para apoiar as ações de implementação do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio de Salvador”.
Três encontros
Estão programados mais três encontros, neste mês de julho, sempre a partir das 14h, no Centro de Cultura da Câmara. Serão debatidos os temas “Habitação em Áreas Centrais”, no dia 11, “Dimensão Social e Vulnerabilidades em Áreas Centrais”, no dia 18, e “Cidades e Cultura”, no dia 25.
Os debates são abertos ao público e contam com a participação de comerciantes locais, lideranças comunitárias e representantes de grupos diversos relacionados de alguma forma ao Centro Histórico. A iniciativa propõe uma reflexão sobre ações voltadas à dinamização da região. A expectativa é que a troca de experiências contribua para o desenvolvimento das ações futuras do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
