Centro de Cultura sedia debate sobre recuperação do Centro Histórico
O Centro de Cultura da Câmara sediou a primeira discussão do ciclo de debates “Pensar a Cidade: Reflexões para o Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio de Salvador”. O evento transmitido pela TV Câmara, na terça-feira (4), pela tarde, foi realizado pela Prefeitura em parceria com a representação da Unesco no Brasil.
O primeiro encontro foi conduzido pela presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, e teve como convidado Pedro Baganha, responsável pelas áreas do Urbanismo, Espaço Público e Habitação de Porto, em Portugal. A cidade portuguesa, assim como Salvador, tem o Centro Histórico reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial.
Também participaram do encontro o reitor da Universidade Federal da Bahia, Paulo Miguez, o superintendente na Bahia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Hermano Queiroz, e a coordenadora de cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula.
“Estamos abrindo essa discussão, contando com a participação dos moradores, de quem trabalha e de quem pensa a região para que tenhamos ideias e possamos ter como resultado uma perspectiva de um pensamento mais coletivo”, afirmou Tânia Scofield, especialista em Desenvolvimento Urbano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
O arquiteto e vereador da Câmara Municipal do Porto, Pedro Baganha, fez uma apresentação sobre a história do Porto dos últimos 20 anos e destacou que a cidade portuguesa passou por uma modificação urbana muito grande em diversos aspectos, entre eles o do turismo e da infraestrutura.
Ele citou a reforma do aeroporto e a instalação de novas companhias aéreas, em 2006, e ressaltou que a cidade tornou-se um destino turístico, ação que teve como resultado muito investimento, mas também alguns problemas.
A coordenadora de cultura da Unesco no Brasil, Isabel de Paula, falou de patrimônio histórico e destacou que “o evento marca o encerramento de uma cooperação técnica internacional de sucesso com a Prefeitura de Salvador, por meio da FMLF, iniciando um novo projeto envolvendo a Secult para apoiar as ações de implementação do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio de Salvador”.
Três encontros
Estão programados mais três encontros, neste mês de julho, sempre a partir das 14h, no Centro de Cultura da Câmara. Serão debatidos os temas “Habitação em Áreas Centrais”, no dia 11, “Dimensão Social e Vulnerabilidades em Áreas Centrais”, no dia 18, e “Cidades e Cultura”, no dia 25.
Os debates são abertos ao público e contam com a participação de comerciantes locais, lideranças comunitárias e representantes de grupos diversos relacionados de alguma forma ao Centro Histórico. A iniciativa propõe uma reflexão sobre ações voltadas à dinamização da região. A expectativa é que a troca de experiências contribua para o desenvolvimento das ações futuras do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio.