Carol dos Animais defende proibição do uso de estilingues em Salvador
O estilingue é um artefato antigo, normalmente, feito de madeira ou plástico que dispara um projétil, por exemplo pedras, impulsionado pela mão através de um elástico. É comumente usado como brinquedo, mas também pode se tornar uma arma, dependendo da intenção de quem o utiliza.
Este aparato é muito utilizado acertar passarinhos ou animais pequenos, podendo até ser considerado maus-tratos, ainda mais que, muitas das vezes, quando são acertados nem chegam a sobreviver. Carol dos Animais, candidata a vereadora de Salvador e protetora dos animais, se posicionou sobre esta prática e declarou que isto deveria ser proibido.
“Essa prática deveria acabar e apesar de ser antiga e comum é maus-tratos! Sou totalmente contra o uso desses estilingues para acertar qualquer animal que seja! Nem como brinquedo deveria ser utilizado, pois até sem querer uma criança ou quem quer que o o utilize pode acertar algum animal. Espero de verdade que essa prática chegue ao fim e seja proibida, farei o possível para isso! Nossos animais merecem ser livres e respeitados, lutarei sempre por isso!”, afirmou a protetora.
Em alguns lugares do país o uso de estilingues já tem algumas restrições, como o Mato Grosso, onde até pode ser utilizado, mas não para algo que afete a fauna nem a flora. Na Bahia ainda não existe nenhuma restrição.