Alex Santana propõe ampliar políticas públicas de combate à dependência de crianças e adolescentes com redes sociais
Nos últimos anos, o uso excessivo de celulares e demais aparelhos tecnológicos se tornou um meio de dependência entre crianças e adolescentes, o que consequentemente o torna um problema de saúde pública. Analisando este quadro, o deputado federal Alex Santana (Republicanos - BA) propôs duas iniciativas a fim de possibilitar a criação de políticas públicas que visem monitorar e acompanhar estes casos de transtornos que afetam os mais jovens.
Na Câmara, o parlamentar protocolou os projetos de lei (PL) de nº 1068 e 1070/2025, tratando sobre o tema. O primeiro, institui a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a receita vinda de exploração de plataformas digitais (CIDE–Detox Digital); e o segundo, planeja a destinação de recursos do Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente (FNCA) para atender ações de combate a este vício.
O entendimento de Alex Santana é que, com a criação do CIDE-Detox Digital – tributação que seria aplicada a empresas responsáveis por conteúdos vistos como viciantes para o público-alvo – possibilitaria mais recursos para o FNCA atuar justamente no centro do problema gerado por estas corporações, em uma espécie de retroalimentação com foco de financiar e implementar políticas públicas eficazes contra a dependência das novas gerações.
“Vemos o crescimento de casos de ansiedade, depressão, isolamento social, baixo rendimento escolar e distúrbios do sono entre os menores e isso é um grande sinal de alerta para nós, como componentes da sociedade. O Estatuto da Criança e Adolescente diz que é necessário proteger integralmente esse grupo, incluindo garantir o seu desenvolvimento, e é isto que estes PLs têm como objetivo”, argumenta o deputado.
O parlamentar ainda ressaltou que a proibição de celulares e demais aparelhos nas escolas em todo o país é reflexo dessa medida de segurança, já estudada por algumas autoridades públicas e que agora precisa ser fortalecida e ampliada, com ações duradouras que os projetos de sua autoria abarcam.
Ambas propostas deverão passar por todo procedimento de análises e discussão na Câmara Federal, incluindo as comissões temáticas, para que seja revisada, alterada, aprovada ou não pelo plenário.
Outras notícias

Maternidade de Salvador apresenta estoque crítico no Banco de Leite Humano
16 de Maio de 2025

Iniciativa da gestão de Leo Prates na SMS de Salvador conquista reconhecimento internacional por inovação na saúde públi
16 de Maio de 2025

Travessia Salvador-Mar Grande retoma atividades após dois dias sem operar
16 de Maio de 2025

Salvador recebe prêmio internacional por uso inovador de tecnologia na saúde pública
16 de Maio de 2025

Projeto de Alex Santana exige parecer técnico prévio para transferências voluntárias da União
14 de Maio de 2025Texto está em análise na Câmara dos Deputados

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
