“Aumento do ICMS para 20% vai dificultar acesso do povo baiano a bens de consumo”, avalia Leo Prates
Decisão pelo aumento do imposto fica a cargo dos governadores
O deputado federal Leo Prates (PDT-BA) demonstrou preocupação com a decisão do governo da Bahia em aumentar o ICMS em 20% para compras on-line feitas em plataformas como Shein e AliExpress – a taxa das “blusinhas”. Embora o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) tenha autorizado o aumento, a decisão final é do governo estadual.
“Além do aumento de itens da cesta básica, a população vai receber mais essa carga tributária que vai dificultar mais ainda o acesso a bens de consumo. Mesmo com uma arrecadação milionária, o governo quer penalizar ainda mais o povo”, avaliou Leo.
Desde agosto do ano passado, todas as remessas internacionais passaram a ser sujeitas ao pagamento de tributos federal (o imposto de importação, de 20%) mais o ICMS. O aumento, de 17% para 20%, visa equilibrar a concorrência entre varejistas brasileiros e vendedores estrangeiros. A Bahia foi um dos dez estados brasileiros que decidiu acatar o aumento da alíquota sugerido para o ICMS.
Outras notícias

Salvador volta a ter voo direto para o Panamá; saiba quando
03 de Julho de 2025

MPT-BA investiga explosão de fábrica de fogos com duas mortes
03 de Julho de 2025

Cidades baianas entram em alerta para chuvas intensas; saiba quais
03 de Julho de 2025

Um triplo homicídio foi registrado na noite desta quarta-feira (2), na localidade conhecida como Baixa da Gia, no bairro
03 de Julho de 2025

Lula assegura construção da Ponte Salvador-Itaparica: 'Enfim, saiu'
03 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
