Com Dino e Temer, Congresso jurídico debate sustentabilidade e agronegócio

O agronegócio, um dos pilares da economia nacional, será o foco central do 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, que acontece nos dias 11 e 12 de setembro, no Palacete Tira Chapéu, em Salvador. Uma das principais pautas do evento contará com a presença do ex-presidente Michel Temer e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. Juntos, as autoridades debaterão sobre: “A Bahia e o Brasil na COP30: desafios e oportunidades”.

Dino esteve em Salvador duas vezes em agosto, na última recebeu o título de cidadão baiano na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Antes disso, também em Salvador, o ministro comentou sobre a pressão externa americana para mudar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro que acontece na Suprema Corte.

 

Com Dino e Temer, Congresso jurídico debate sustentabilidade e agronegócio ; Foto: Thuane Maria/GOVBA

Com Dino e Temer, Congresso jurídico debate sustentabilidade e agronegócio ; Foto: Thuane Maria/GOVBA

Já a abertura do Congresso contará com o painel “Os Desafios do Agronegócio Sustentável no Brasil”, que vai reunir especialistas para discutir o papel estratégico do setor e as práticas voltadas à responsabilidade socioambiental. A mesa será conduzida pela administradora Katerine Rios (BA) e terá como convidados o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Moisés Schmidt (BA); a presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Alessandra Zanotto (BA); e o advogado Washington Pimentel (BA).

Segundo Pimentel, o país já se consolidou como uma referência internacional em sustentabilidade no campo, resultado de uma legislação ambiental rigorosa e da incorporação de novas práticas produtivas pelos agricultores.

“Os desafios do agronegócio sustentável no Brasil perpassam pela construção de uma comunicação correta e pela transmissão precisa dos valores impregnados na agricultura brasileira. Temos o código florestal mais criterioso do mundo e agricultores que incorporaram práticas de preservação e gestão ambiental como parte do dia a dia. Produzimos mais utilizando menos território, com técnicas que são referência mundial. Isso nos torna grandes competidores globais, apesar da retórica internacional que tenta limitar o potencial do Brasil”, destacou.

 

Advogado Washington Pimentel

Advogado Washington Pimentel

 

A programação completa pode ser consultada no site oficial: https://direitoesustentabilidade.com.br/.

O debate pretende ampliar a reflexão sobre como o agronegócio impacta a agenda de sustentabilidade, considerando sua relevância para o PIB brasileiro, o papel da inovação tecnológica e a necessidade de fortalecer a imagem do setor no cenário internacional.

A iniciativa é promovida pelo Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (IbradeS), em parceria com a Associação Comercial da Bahia (ACB) e o LIDE Bahia. As inscrições seguem abertas.

 

SERVIÇO


 

    • O que: 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade

 

    • Quando: Quinta (11/09) e sexta-feira (12/09), a partir das 9h

 

  • Onde: Palacete Tira Chapéu, Salvador

Outras notícias

CIDADE

SJDH atua na proteção dos direitos humanos na Lavagem do Bonfim 2026

15 de Janeiro de 2026

ESPORTE

Cagiba abre 300 novas vagas para aulas gratuitas de ginástica artística em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CIDADE

Simm oferece 513 vagas para esta quarta-feira (14)

14 de Janeiro de 2026

SAÚDE

Secretaria Municipal da Saúde estabelece unidades para vacinação contra a Covid-19 em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CULTURA

Fitinhas do Senhor do Bonfim preservam tradição de fé e identidade cultural na Bahia

14 de Janeiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

BBB 26 anuncia maior prêmio já oferecido em realities no Brasil 13 de Janeiro de 2026

Luana Piovani fala sobre criação dos filhos e demonstra preocupação com influência machista no convívio do primogênito 08 de Janeiro de 2026