Bruno Reis recebe comitê da Cruz Vermelha para discutir o programa “Acesso Mais Seguro” em Salvador
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, e representantes de secretarias municipais se reuniram nesta quarta-feira (22), no Palácio Thomé de Souza, com integrantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para tratar do programa Acesso Mais Seguro (AMS). A iniciativa, já implementada em diversas pastas, busca fortalecer o funcionamento dos serviços públicos e a proteção de servidores e cidadãos em contextos afetados pela violência armada.
Participaram da reunião os secretários Júnior Magalhães, de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre); Rodrigo Alves, de Saúde (SMS); Alexandre Tinoco, de Gestão (Semge); e Cacá Leão, de Governo (Segov). Além deles, estiveram presentes a subsecretária de Educação, Isabela Cabral, e a diretora de Políticas para Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira.
A agenda da delegação em Salvador também incluiu uma visita ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Engomadeira nesta quarta. Além disso, a capital baiana sediará pela primeira vez o Encontro Nacional da Rede Acesso Mais Seguro, que acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro. O evento reunirá representantes de todo o país para troca de experiências, apresentação de resultados e discussão das próximas etapas do programa.
Durante a reunião no Palácio Thomé de Souza, o prefeito destacou a necessidade de ampliar a área de abrangência do programa na cidade, a partir das áreas onde existem mais pontos de tensão. “Hoje, infelizmente, existe uma disputa do tráfico de drogas em muitas regiões da cidade, o que acaba afetando a prestação dos serviços públicos, desde o transporte ao funcionamento das nossas unidades. A partir de protocolos específicos, é possível garantir maior segurança e o funcionamento dos serviços. Essa é uma necessidade real da nossa cidade”, pontuou o chefe do Executivo municipal.
No total, a capital baiana tem 34 unidades públicas (incluindo unidades de saúde, educação e ação social) com Plano de Contingência validado. Atualmente, 23 unidades utilizam a plataforma Acesso Mais Seguro (AMS), que já resultou em 1.468 notificações de baixo risco; 294 de médio risco; 72 de alto risco; e 98 de risco crítico.
Além disso, mais de 500 servidores se inscreveram em uma capacitação EaD sobre comportamentos mais seguros e 150 servidores foram treinados presencialmente na plataforma AMS.
A adesão de Salvador ao programa surgiu da necessidade de ampliar a proteção nos equipamentos públicos e garantir a descentralização das decisões sobre a continuidade ou não do funcionamento das unidades em situações de violência armada.
Coordenadora nacional do programa, Giselle Corrêa explicou que o objetivo da iniciativa é treinar os servidores para a análise de contexto, identificação dos sinais de risco e tomada de decisão mais rápida. “Não é para ensinar a fechar unidade; é para haver leitura melhor do contexto e continuar operando de uma forma mais segura. É uma ferramenta para mitigar riscos”, disse.
Ela também elogiou uma característica “excepcional” da aplicação do programa em Salvador, que é a articulação feita pela Secretaria de Gestão (Semge) entre os órgãos participantes, incluindo as secretarias de Saúde (SMS), Educação (Smed), Promoção Social (Sempre) e Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). “Esse modelo é inspirador e queremos transmitir isso no Encontro de Rede daqui a um mês”, afirmou Giselle.
O secretário de Gestão, Alexandre Tinoco, agradeceu ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha pela parceria com a gestão municipal. “Este programa é um exemplo de como a gestão pública pode proteger servidores e cidadãos, ao mesmo tempo em que promove integração e capacitação das equipes. Receber o encontro nacional aqui é um orgulho e reforça nosso compromisso com a segurança e o bem-estar da população”, disse Tinôco.
Outras notícias
Diabetes na atenção básica: 16º Centro de Saúde de Salvador reforça importância do acompanhamento regular
14 de Novembro de 2025No Dia Mundial do Diabetes (14/11), unidade destaca papel fundamental da atenção primária no controle da doença que atinge milhões de brasileiros
Profissionais do Girassóis de Rua participam de oficina sobre manejo de crises em saúde mental
14 de Novembro de 2025
Shawn Mendes deixa a Bahia e segue viagem para Belém após dias de passeio em Salvador
14 de Novembro de 2025
Motociclista morre após ficar preso sob ônibus em Pernambués
14 de Novembro de 2025
Governo propõe aulas teóricas da CNH no Ensino Médio e prevê redução de até 80% no custo da habilitação
14 de Novembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Shawn Mendes deixa a Bahia e segue viagem para Belém após dias de passeio em Salvador 14 de Novembro de 2025