Em primeiro debate, Bolsonaro é principal alvo e Lula evita falar de corrupção
Durante o primeiro debate presidencial na TV, organizado em pool por Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura, o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o principal alvo dos demais postulantes ao Palácio do Planalto. Já o atual chefe do Executivo focou seus ataques no ex-presidente Lula (PT), que se esquivou em pergunta sobre corrupção.
Bolsonaro se tornou alvo também de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), além de Lula. No primeiro embate direto entre os dois principais presidenciáveis, o atual presidente perguntou a Lula se o petista queria voltar ao poder para seguir com a corrupção na Petrobras. “Era preciso ser ele a me perguntar e sabia que essa pergunta viria”, respondeu o ex-presidente, que ainda citou medidas de combate a corrupção e de transparência do seu governo.
Bolsonaro replicou citando a delação de Antonio Palocci e disparou afirmando que o governo Lula foi feito “a base de roubo”. “Seu governo foi o mais corrupto da história do Brasil”, disse.
Lula rebateu a declaração afirmando que seu governo foi que gerou mais emprego, inclusão, investimento na educação e lucro para a Petrobras. Ele citou ainda o menor desmatamento na Amazônia e o assentamento de terras, em um contraponto a Bolsonaro. “O país que eu deixei é um país que o povo tem saudade”, disse o petista, acusando o atual presidente de “destruir o país” e “inventar números”.