Entre os dez mais votados, Leo Prates é eleito deputado federal e vai representar a Bahia no Congresso
O ex-secretário municipal da Saúde e de Promoção Social de Salvador, e atualmente deputado estadual Leo Prates (PDT), foi um dos dez deputados federais baianos eleitos com a maior preferência dos eleitores, com 143.763 votos que o consagraram como um dos representantes da Bahia no Congresso Federal, em Brasília, a partir de 2023. Ele ficou em 9º lugar dentre os trinta e nove congressistas do Estado.
“Eu não tenho palavras para agradecer a cada baiano e a cada baiana que confiou a mim representá-los no Congresso Nacional. Podem ter certeza que farei por merecer cada voto, trabalhando incansavelmente pela melhoria da Saúde no Estado, e para a ampliação das questões sociais inúmeras que precisamos investir na Bahia. Essa é uma vitória coletiva e me faz ter a certeza de que todos os esforços e abdicações valeram à pena. Gratidão! ”, agradeceu a Prates.
A expressiva votação de Prates corroborou, ainda, para a eleição de mais um deputado pela legenda brizolista.
Quem é Leo Prates?
Leonardo Silva Prates nasceu em Salvador, Bahia e tem 44 anos. É Engenheiro Eletricista e Pós-Graduado em Administração Pública, ambos pela UFBA. Casado com a sanitarista Ana Paula Pitanga, ele fez parte dos grêmios dos colégios Marista e Módulo, seguindo o mesmo caminho na Universidade. Fundou, com ACM Neto, o PFL Jovem e seguiu como seu assessor parlamentar e coordenador de campanha durante oito anos e também assessor especial da Prefeitura de Salvador durante três anos, ainda nesse período. Assumiu o primeiro mandato de vereador na Câmara Municipal de Salvador, em 2013, com 6.787 votos pelo Democratas, na coligação Pra Defender Salvador e foi reeleito em 2016 com 12.549 votos, também pelo Democratas. Em 2017, tomou posse concorrendo e sendo eleito à Presidência do Legislativo Soteropolitano.
Em 2018, Leo Prates disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, sendo eleito deputado estadual no dia 7 de outubro, com 55.018 votos (0,79% dos votos válidos). O recém-eleito deputado federal, segue agora para Brasília, onde irá defender um novo mandato por quatro anos.