Encontro entre deputado Alex Santana e Arthur Lira debate PEC da transição e teto de gastos para continuidade dos progra

O recém reeleito deputado federal pela Bahia, Alex Santana (Republicanos-BA), reuniu-se com o Presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), na residência do parlamentar, em Brasília, nesta quinta-feira (17). Durante o encontro, avaliado como “intensamente produtivo” por Santana, eles debateram as prioridades da agenda política brasileira para a próxima legislatura, e especialmente sobre a PEC da transição, que tramita na Casa, e o teto de gastos para a continuidade dos programas sociais. 

Preocupado com o novo momento político que o Brasil atravessa, sobretudo, com o atendimento dos programas sociais, a exemplo do Auxílio Brasil (que volta a ser Bolsa Família), tendo em vista a importância de se fazer cumprir o teto de gastos sem estourar. “Sou contra estourar o teto de gastos. E o grande desafio que se impõe e que nós debatemos, é como dar continuidade a esse relevante e essencial programa social sem extrapolar o teto de gastos”, salientou Santana.

Ele destacou que foi um encontro importante no atual cenário político brasileiro, uma vez que os trabalhos do parlamento desta legislatura estão em fase de finalização, para o início de um novo ciclo. “Conversamos longamente acerca de diversas pautas. Debatemos principalmente a PEC da transição, e os principais assuntos da agenda política do Brasil. Estou focado na missão de dar continuidade ao trabalho que realizamos nos últimos quatro anos, que aliás, foi reconhecido por Lira, que teceu elogios ao nosso desempenho. Eu os retribuí, pois sempre encontrei nele um colega atencioso, solícito e extremamente preocupado em trabalhar pelo melhor para o povo brasileiro”, revelou.

Ainda conforme Alex Santana, estiveram em pauta temas como investimento em infraestrutura e agropecuária para diversas cidades baianas, melhoria da economia nesses locais e regiões, além da defesa do meio ambiente, educação e saúde. “Nossa marca de trabalho é a atuação continua em cada canto da Bahia, e eu pude relatar para Lira essas questões que precisamos continuar lutando para melhorar em nosso Estado. Ele ressaltou o respeito e carinho que tem para com a Bahia e comprometeu a continuar colaborando conosco. Foi uma ótima reunião para o bem de toda família baiana”, cravou.

 Teto de gastos

Proposto em 2016 pelo então presidente Michel Temer, quando a área econômica era chefiada por Henrique Meirelles, e em vigor desde 2017, o mecanismo do teto de gastos  impõe um limite no valor que o governo federal pode gastar a cada ano. Por essa regra, o crescimento da maior parte das despesas públicas fica limitado à inflação registrada em 12 meses até junho do ano anterior. O teto de gastos inclui também os chamados "restos a pagar" de orçamentos de anos anteriores. A norma engloba as despesas da União, incluindo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de Ministério Público da União e Defensoria Pública.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024