Agressores serão obrigados a pagar despesas veterinárias de animais vítimas de maus-tratos em Salvador
A partir de agora, os agressores que cometem crime contra animais serão obrigados a pagar o tratamento do animal vítima de maus-tratos na capital baiana. Isso porque a Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (14), o Projeto de Lei que pune a prática de abuso, de maus-tratos e o ato de ferir ou de mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
De autoria da então vereadora, Marcelle Moraes, o dispositivo legal tem como intuito inibir a prática criminosa de maus-tratos contra os pets.
“Temos verificado em todo país um aumento significativo de abandono e agressões aos animais, especialmente nesse período de pandemia. A legislação vem como mais um fator inibidor desse tipo de prática em nossa cidade”, afirma a vereadora.
Outro dispositivo legal voltado à proteção dos direitos dos animais proposto por Marcelle Moraes foi aprovado durante a sessão ordinária da Câmara soteropolitana desta quarta-feira (14). Agora, fica proibida a realização de tatuagens e a colocação de piercings em cães e gatos com fins unicamente estéticos em Salvador.
De acordo com Marcelle, fazer tatuagens e colocar piercings em animais são ações equivalentes a outros tipos de maus-tratos. A protetora afirma que tatuagem é um procedimento doloroso em humanos e que é possível supor que o seja ainda mais em animais como cães e gatos, dada a menor espessura de sua pele.
"Além de provocar dor, as tatuagens expõem os animais a diversas complicações como o risco inerente aos procedimentos de sedação e anestesia, a possibilidade de reações alérgicas à tinta e ao material utilizado na tatuagem, de dermatites, infecções, cicatrizes, queimaduras, irritações crônicas e, em alguns casos, até de necrose da pele", explica.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
