Roda de conversa debate saúde mental para a comunidade surda de Salvador

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Campo Temático Saúde da Pessoa com Deficiência, promove uma roda de conversa voltada para a comunidade surda, sobre os estigmas do cuidado com a saúde mental: “Ir ao psicólogo? Tá achando que sou louco?”.  A atividade acontece na próxima sexta-feira (10), às 14h, no auditório do Multicentro de Saúde Liberdade Professor Bezerra Lopes, e contará com as presenças da psicóloga e intérprete de Libras, Ana Paula Melo, e do pedagogo Marcos André Neves de Souza. 

 

Conforme a subcoordenadora de Ações Estratégicas da Atenção Especializada, Djara Mahim, a ação tem como objetivo fomentar os laços com a comunidade surda soteropolitana, visando aumentar a procura pelo serviço de acompanhamento em psicologia, disponibilizado para esse público pela SMS desde julho de 2022.

 

“Iniciamos a operacionalização desse serviço no ano passado com a chegada de uma profissional com expertise em Libras na rede municipal. A ação representa um avanço importante para a comunidade surda, uma vez que, pautados na lógica da inclusão, a gente precisa considerar a integralidade do cuidado com o sofrimento psíquico e mental, dando o direito de tratamento a essas pessoas. Assim, com essa iniciativa, queremos também reapresentar o serviço e sua relevância para que cada vez mais pessoas surdas o acessem, além de debater a temática como um todo”, explica. 

Serviço – Se a pessoa surda precisar do serviço, o caminho é passar por triagem em um dos dois serviços parceiros da iniciativa. A Associação Educacional Sons do Silêncio (Aesos), no Imbuí, promove o acolhimento de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Já no Centro Docente Assistencial de Fonoaudiologia (Cedaf) da Ufba, no Canela, o acolhimento acontece às quartas-feiras pela manhã. Os documentos necessários são RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de vacinação contra Covid-19 e audiometria, se houver.

Após o acolhimento e triagem em um desses serviços, ao ser identificado no perfil de atendimento de serviço psicoterapia bilíngue (suspeita ou diagnóstico de transtornos mentais leves), o usuário é encaminhado com data e hora marcada. Hoje, a unidade atende até 35 adultos e crianças por semana, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024