Há um mês à frente da Saúde, Ana Paula Matos faz balanço e ressalta “escuta atenta e sensível"

Há um mês à frente da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a vice-prefeita Ana Paula Matos comentou os principiais desafios na Saúde, destacou a qualificação e a importância dos servidores no processo de reconstrução das bases e exaltou a “oportunidade de servir ao povo”. Em entrevista ao jornalista Mário Kertész, na Rádio Metrópole, nesta terça-feira (28), Ana Paula teceu reflexões relevantes sobre o seu trabalho na SMS que, conforme destacou, tem sido pautado na humildade para compreender detalhadamente os processos em saúde, bem como na “escuta atenta e sensível junto aos servidores e, especialmente, aos usuários do SUS em Salvador”. Ana Paula Matos é formada em Administração e Direito, é professora, mestra em gestão, concursada da Petrobras e tem um vasto currículo na gestão pública. Também foi candidata a vice-presidente do Brasil nas últimas eleições de outubro de 2022. Mesmo com o currículo extenso, destacou que “a formação acadêmica é importante, mas que a vivência na comunidade prepara o gestor para cuidar da vida do ser humano”.

Um dos pontos destacados por Ana Paula é o apoio que tem recebido dos servidores da SMS para troca de informações e discussões estratégias para solucionar os principais desafios da saúde municipal. “Tenho apostado na escuta sensível, na valorização e na atenção ao que dizem os servidores, líderes e diretores para debatermos conjuntamente as melhores estratégias de solução dos problemas, como por exemplo, o que tange a ampliação dos profissionais especializados em saúde mental”, apontou. Nesse sentido, afirmou que para superar a dificuldade comum a todo o Brasil, que enfrenta déficit de profissionais médicos especializados, a prefeitura está focada em criar a Escola de Saúde Pública, a fim de formar especialistas em diversas áreas da medicina. "Isso é algo mais complexo do que ter recurso e vontade de fazer, uma vez que além de a pandemia da Covid-19 acarretar no represamento do cuidado preventivo com a saúde, notadamente há um déficit nacional de profissionais de áreas especializadas”. 

Ana Paula destaca ainda que a gestão tem investido na cultura da prevenção em todas as áreas técnicas da saúde e que está focada na "reconstrução das bases, na reorganização dos fluxos operacionais, já que a pandemia focou muito na emergência, urgência e imunização em detrimento da prevenção e atenção básica”. A secretária municipal de Saúde e vice-prefeita de Salvador ressaltou, ainda, que em prol de cuidar da vida dos soteropolitanos firmou parcerias valiosas com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Saúde do Governo do Estado. "O que mais importa é a saúde do povo. Estamos dialogando tanto com o MS, quanto com a Sesab, fazendo aquilo que foi feito na pandemia e também no carnaval. Ou seja, nos dando um apoio mútuo, dialogando e partilhando conhecimentos, pois o SUS funciona como uma rede interligada na qual Município, Estado e Governo Federal precisam estar de mãos dadas para que a população tenha o acolhimento que merece e precisa”, declarou. 

 

Ações em destaque

 

Em pouco mais de um mês os resultados da nova gestão são perceptíveis. É possível citar como exemplo o trabalho exitoso realizado no Carnaval de Salvador quando a SMS, por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde (DVIS), Vigilância Sanitária e Ambiental integrou ações de prevenção, acolhimento e cuidado que culminaram na redução de todos os indicadores dos atendimentos nos módulos de saúde montados nos circuitos.Na terça-feira (28), foi iniciada a aplicação da vacina bivalente da Pfizer contra Covid-19 para pessoas com 70 anos ou mais que residem na capital. 

 

A SMS também anunciou ampliação na participação da pasta na Operação Chuva 2023, e intensificação das ações preventivas promovidas pelo Centro de Controle de Zoonoses. Nesse aspecto, cerca de 3 mil imóveis já foram visitados apenas neste ano, quase 6 mil depósitos inspecionados e mais de mil criadouros do Aedes aegypti eliminados por meio da Operação Verão sem Mosquito.

 

A SMS redobrou ainda a atenção nas Ilhas de Maré, Paramana e Bom Jesus com a implantação de novas estratégias de gestão à saúde. Houve o crescimento dos serviços voltados à comunidade surda, por meio Campo Temático Saúde da Pessoa com Deficiência, que hoje disponibiliza profissionais da psicologia com habilidade na Língua Brasileira de Sinais (libras). Essa iniciativa tem a perspectiva de ampliação até o final do semestre. 

 

A garantia de maior assistência e melhores condições de vida para a família das crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus e outras deficiências é também uma prioridade da gestão que, após reuniões com as ONGs que atuam no apoio à causa em Salvador, a exemplo da ABRAÇO, AMAE e AMAPE, já deu novos encaminhamentos para qualificação da assistência e prestação de serviços a estes usuários.

 

Ana Paula também destacou como importante a ampliação das ações do Janeiro Branco – mês que chama atenção para a importância do cuidado com a saúde mental. A garantia da proteção animal também está em pauta, com a vacinação antirrábica de mais de 600 cães e gatos durante o verão. Houve também notável aumento das inspeções da Vigilância Sanitária de Salvador (VISA) no que se refere ao controle dos processos de qualidade de indústrias e distribuidoras de gelo que atuam com maior volume na estação mais quente do ano.

 

Adicionalmente, a secretária Ana Paula vem realizando rotineiramente vistorias técnicas aos equipamentos da pasta, resultando na construção de relatórios de gestão e na promoção de reuniões estratégias regulares com as áreas técnicas com vistas à qualificação da rede. 

 

Outro destaque foi a implantação de novos serviços de Ortopedia de Alta Complexidade no Hospital Municipal de Salvador (HMS), com a oferta de 20 cirurgias de ombro e outras 50 de joelho via Artroscopia por mês.Por meio do diálogo com o Ministério da Saúde (SMS), o Serviço de Urgência e Emergência do SAMU 192 recebeu mais sete novas motolâncias, ampliando a frota para 12. 

 

Outro ponto de investimento da gestora é no diálogo permanente com outras frentes municipais, a exemplo das Secretarias Municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ) e de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE), estabelecendo a ampliação de ações estratégias conjuntas de cuidado integrado com a saúde.

Outras notícias

SAÚDE

Secretário da Saúde acompanha Samu em operação chuva em Salvador

28 de Novembro de 2024

CIDADE

Salvador registra mais de 219 milímetros de chuvas em apenas 72 horas; número é o dobro da média histórica para novembro

27 de Novembro de 2024

CIDADE

Linha B3, do BRT Salvador, volta a operar após realização de drenagem

27 de Novembro de 2024

SAÚDE

Vigilância Sanitária promove 1° Encontro Regional com Associação Nacional de Restaurantes nesta quarta (27)

27 de Novembro de 2024

CULTURA

Salvador: Especialista critica fim do Samba de São Lázaro e alega 'caça' à cultura negra

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024