Centro de Saúde em Salvador realiza Novembro Azul e conta com alta adesão de pacientes
A saúde do homem é um dos pontos mais delicados no SUS, principalmente pela baixa presença desse público em busca de atendimentos de rotina, o que ocasiona em uma série de problemas, já em caráter urgente. Por isso o Novembro Azul foi idealizado, a fim de dedicar o período à orientação e combate aos casos de câncer de próstata, que apresenta uma crescente a cada ano.
Durante esta campanha nacional, a Fundação ABM de Pesquisa e Extensão (Fabamed) realizou no 16º Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy, em Salvador, ações que englobassem os pacientes e funcionários, com foco no cuidado e prevenção sobre este mal, que deve alcançar mais de 71 mil homens no país entre 2023 e 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Indo de encontro aos índices gerais, a iniciativa feita pela unidade localizada no bairro Pau Miúdo superou as expectativas, com adesão significativa do público-alvo, que buscaram marcar de consultas e exames específicos à saúde masculina, além de participarem de palestra, ações lúdicas e roda de conversa acerca do tema, que ainda é tão estigmatizado na sociedade.
Dividido em duas etapas, no último dia 13 para os usuários em geral, e em 22 deste mês, para o público masculino que compõe o quadro de funcionários. A ideia principal do evento surgiu em virtude da identificação de um preconceito muito grande entre homens com relação ao exame de toque para identificação e prevenção do câncer.
“A ação serviu para conscientizar colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre a importância de sermos vigilantes e orientadores nos processos de contra o câncer de próstata, sendo fundamental investir em educação permanente. Antes de tudo, precisamos de uma sociedade mais informada e orientada na identificação de possíveis novos casos”, ressaltou a enfermeira Tamires Sobral, que participou da campanha.
Atenção – Caso apresente dificuldade, como demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, com diminuição do jato, busque atendimento médico imediatamente. Há muitos casos que não há sintomas, por isso é recomendável fazer o teste do toque retal a partir dos 40 anos.
O Novembro Azul faz parte do programa anual de humanização estabelecido pela Fabamed, administradora do 16º Centro de Saúde, como princípio de lutar pelo combate a diversas doenças pelo método preventivo, por meio de atividades que facilitem o entendimento e a busca pelo serviço disponibilizado na rede pública.