Projeto Verão da Vigilância Sanitária de Salvador inicia fiscalização em indústrias de gelo e hotéis da cidade

A Vigilância Sanitária de Salvador (Visa) iniciou, na manhã desta segunda-feira (20), o Projeto Verão 2025. A primeira ação aconteceu em uma indústria de gelo, localizada em Paripe, e será estendida para 100% das fábricas de gelo da capital, totalizando oito estabelecimentos.

O proprietário da empresa, Antônio Queiroz, aprovou a fiscalização. “Por mim, os agentes vinham mais vezes ao ano, não apenas próximo à data de renovação do alvará. Acho muito importante este tipo de iniciativa, para mantermos o asseio e a segurança do produto”, contou.

O projeto é realizado todos os anos com o objetivo de monitorar as condições higiênico-sanitárias da fabricação do gelo, da água utilizada, do armazenamento dos produtos, além da utilização de equipamento de proteção individual (EPI) e análise microbiológica dos produtos. Além das fábricas de gelo, a fiscalização também acontece nos hotéis, pousadas e serviços de buffets e self service da cidade, onde serão realizadas coletas de alimentos para inspeção e observação na estocagem e condições de higiene desses locais.

A chefe de alimentos da Visa, Emanuela Brito, alerta à população sobre cuidados que devem ser adotados durante o verão. “É necessário que se observe a procedência da água e do gelo utilizado nas bebidas consumidas, dando preferência ao gelo industrializado, além de, é claro, a higiene dos estabelecimentos comerciais e dos alimentos servidos nesses locais dentre outros pontos como a temperatura e conservação desses alimentos”, explica.

As coletas vão acontecer até o dia 10 de fevereiro e a fiscalização será executada através dos profissionais dos 12 Distritos Sanitários de Salvador. Em casos de irregularidades, os cidadãos podem efetuar denúncias à Vigilância Sanitária através do Fala Salvador, no telefone 156.

Riscos – Especialistas afirmam que o gelo pode oferecer potencial risco de contaminação por bactérias, geralmente, do grupo coliforme que se dividem em dois tipos: totais e fecais. Quando fabricado utilizando água contaminada, por exemplo, ao ser congelado, a baixa temperatura do refrigerador não consegue retirar todas as partículas de micro-organismo que são prejudiciais à saúde. Por isso, as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indicam que o gelo seja fabricado com água tratada, filtrada ou mineral e os sacos onde o produto será colocado sejam lacrados e armazenados em local higienizado.

Outras notícias

SAÚDE

Rumo ao Riso: Hospital Luís Eduardo Magalhães inicia projeto para descontrair pacientes internados

29 de Janeiro de 2025

SAÚDE

Janeiro Branco: UPA e multicentros promovem ações com foco em saúde mental e alimentação saudável

28 de Janeiro de 2025

UPA San Martin e multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas realizam palestras e ações alusivas à campanha nacional Janeiro Branco, de conscientização da saúde mental

POLÍTICA

Samuel Júnior ironiza fala de Rui Costa sobre trocar laranja por frutas mais baratas

27 de Janeiro de 2025

Para o deputado baiano, só haverá mudança quando o governo Lula for 'trocado' pelo povo

CULTURA

Especialista em diversidade ressalta impacto de curadoria sobre pautas sociais no Carnaval

24 de Janeiro de 2025

Na postagem, Tainara Ferreira relembrou o trabalho feito na festa em Salvador e destacou o protagonismo da educação em pautas como essa, que trazem benefícios à sociedade.

SAÚDE

Multicentro Vale das Pedrinhas realizou mais de 85 mil atendimentos, em 2024

21 de Janeiro de 2025

Ao todo, Multicentro de Saúde (MCS) Vale das Pedrinhas realizou 85.389 atendimentos e 163.363 exames, resultados superiores aos de 2023, que encerrou, respectivamente, com 82.352 e 154.193

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024