Rodrigo Alves realiza visita técnica em UPAs de Salvador
O secretário municipal da Saúde de Salvador, Rodrigo Alves, iniciou a agenda desta quarta-feira (19) com visitas técnicas realizadas em três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e uma Unidade Básica (UBS) da capital baiana, com o objetivo de conhecer de perto a operacionalização do serviço de urgência e emergência fixa prestado à população.
Acompanhado pela diretora da Atenção Especializada, Lucimar Rocha, equipe técnica da Gerência Executiva de Urgência e Emergência Fixa e da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação, Rodrigo Alves percorreu as estruturas da UPA Maria Conceição Santiago Imbassahy, no Pau Miúdo, e o posto de saúde anexo ao equipamento; bem como as UPAs Santo Antônio e Brotas.
O titular da SMS destacou a relevância de acompanhar o funcionamento do serviço. “Estou há 38 dias como secretário de Saúde e me debruçando integralmente em cada setor; e a rede assistencial entrou em minha agenda através das visitas deflagradas hoje e que estarão no foco da pasta ao longo dos próximos dias. Considero de extrema relevância entender como acontece o trabalho na ponta, as demandas do serviço, ouvir servidores e, lógico, a população, para saber o que funciona bem e pode ser replicado para outras unidades e o que precisa ser aprimorado, para adotarmos um padrão único de eficiência e qualidade dos atendimentos", pontuou.
Traduzindo em números o tamanho da operacionalização da rede de urgência e emergência da SMS, apenas em 2024 foram realizados quase 11 milhões de atendimentos nas 18 unidades 24h, envolvendo consultas com clínico geral, ortopedista, pediatras, cirurgiões gerais e equipe de enfermagem, além de exames e procedimentos.
Rodrigo pontuou novas iniciativas e destacou o investimento feito pelo município para a operacionalização do serviço. “Estamos focados em aprimorar a gestão das UPAs. Vamos montar um Grupo de Trabalho para buscar referências em todo o Brasil de parcerias público-privadas na saúde, através da qual o sistema público continua oferendo assistência gratuita fazendo uso das ferramentas privadas, com aumento da eficácia e qualidade dos serviços prestados. Nosso foco também será na otimização de verba para o pleno funcionamento da rede. Hoje, a Prefeitura de Salvador já garante 80% dos recursos para o funcionamento das UPAs, o que equivale a quase 18 milhões de reais por mês”, afirmou.
Sobre as UPAs - Salvador conta com 18 unidades de atendimento de urgência e emergência que funcionam de forma ininterrupta, utilizando o acolhimento com classificação de risco na porta de entrada dos serviços, tanto para demanda aberta quanto para pacientes encaminhados pelo Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Móvel – SAMU 192. As unidades prestam atendimento predominantemente emergencial de baixa e média complexidade, incluindo casos de trauma. As estruturas contam com 375 leitos e atuação de uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta pelas categorias de medicina, odontologia, enfermagem, serviço social, nutrição e farmácia.
Outras notícias

Maternidade de Salvador apresenta estoque crítico no Banco de Leite Humano
16 de Maio de 2025

Iniciativa da gestão de Leo Prates na SMS de Salvador conquista reconhecimento internacional por inovação na saúde públi
16 de Maio de 2025

Travessia Salvador-Mar Grande retoma atividades após dois dias sem operar
16 de Maio de 2025

Salvador recebe prêmio internacional por uso inovador de tecnologia na saúde pública
16 de Maio de 2025

Projeto de Alex Santana exige parecer técnico prévio para transferências voluntárias da União
14 de Maio de 2025Texto está em análise na Câmara dos Deputados

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
