Idosa de anos 100 anos se vacina contra gripe em Salvador e dá exemplo de cidadania
Cuidado e responsabilidade individual e coletiva. Esse foi o exemplo dado por dona Léa Paulon, que aos 100 anos compareceu nesta última quinta-feira (10) à sala de vacina instalada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no Salvador Shopping, para garantir sua dose de proteção contra a gripe.
Com a atitude, dona Léa ajuda a chamar atenção para a importância de se ter a saúde como prioridade, principalmente para os idosos que, com o avanço da idade, naturalmente sofre com a queda das defesas imunológicas do organismo, somada à possíveis comorbidades que possam existir associadas, como diabetes e pressão alta. Esses fatores afetam diretamente a autodefesa do organismo, deixando o idoso mais propenso a adoecer de forma grave em caso de uma infecção de gripe.
O momento da vacinação foi comemorado por toda a equipe plantonista, o que também não escapou “aos olhos” de dona Léa. “Estou muito lisonjeada com o atendimento que recebi; agradeço a atenção e o carinho que demonstraram por mim. Sucesso no trabalho de vocês, Deus os abençoe”, disse.
A coordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos, destacou a importância da iniciativa da paciente. “É importante destacar o papel da sociedade nesse processo de imunização porque, ao se vacinar, o indivíduo não está apenas se protegendo, mas criando, junto com outras pessoas imunizadas, um bloqueio contra a circulação do vírus. E dona Léa deu um show de respeito à vida, cuidado e cidadania”, afirmou a servidora pública.
Em Salvador, 45.623 idosos já foram vacinados contra a gripe dentro da Campanha Nacional de Imunização iniciada no dia 25 de março, o que representa 64% de todas as doses aplicadas até o momento entre todo público alvo formado por 19 grupos prioritários. A vacina contra influenza está disponível em todos os postos de saúde da capital baiana e, para ter acesso à dose, basta apresentar documento oficial de identificação com foto e cartão SUS.
A meta é imunizar 90% das mais de 617 mil pessoas que compõe a população passível de cálculo de cobertura vacinal, que seriam as crianças de 6 meses a menores de 6 anos; idosos de 60 anos ou mais e, gestantes. Os demais grupos prioritários, computamos as doses aplicadas, a saber: Povos indígenas a partir de 6 meses; Trabalhadores da saúde Puérperas; Professores; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; Trabalhadores portuários; Trabalhadores dos Correios; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos) e Quilombolas.
Outras notícias

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta
15 de Abril de 2025Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal
15 de Abril de 2025

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador
14 de Abril de 2025

Saúde de Salvador oferta serviços no Parque da Cidade neste sábado (12)
12 de Abril de 2025

ALBA celebra aniversário de 377 anos do Exército em sessão especial
11 de Abril de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
