Setembro Vermelho e Branco: Saúde de Salvador alerta para os cuidados contra o HTLV
No mês de combate ao HTLV, intitulado “Setembro Vermelho e Branco”, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo das pessoas que vivem com o vírus. A iniciativa busca ampliar o acesso à informação, reduzir estigmas e garantir que a população tenha atendimento qualificado, promovendo mais qualidade de vida e proteção à saúde.
Em Salvador, a população conta com três ambulatórios de referência: o SAE Marymar Novaes e o Multicentro Carlos Gomes, que atendem adultos, e o SAE Liberdade, voltado para gestantes e crianças. O fluxo de atendimento geralmente começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde é realizado o teste comprobatório. Em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado a um dos ambulatórios especializados para a realização de exames de acompanhamento e início do tratamento. Nesses serviços, o acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar que oferece testagem e aconselhamento, prescrição e fornecimento de medicamentos, coleta de exames laboratoriais de rotina, consultas médicas especializadas e ações de educação em saúde.
Os ambulatórios garantem o tratamento integral, oferecendo suporte completo para todas as necessidades assistenciais relacionadas à infecção.
O HTLV
Incluído na lista de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV) é um retrovírus que pode afetar o sistema imunológico. A maioria das pessoas infectadas não apresenta sintomas, mas, em alguns casos, a infecção pode evoluir para doenças neurológicas ou oncológicas. Por isso, o diagnóstico precoce e o acompanhamento aos cuidados com a saúde são fundamentais.
É importante destacar que o uso do preservativo é uma das principais formas de prevenção da infecção, já que a transmissão pode ocorrer durante as relações sexuais. O vírus também pode ser transmitido pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas, pela transfusão de sangue e seus derivados, além do aleitamento humano, que em casos como este, deve ser evitado.
“Nosso objetivo é garantir a integralidade da atenção às pessoas que vivem com HTLV em Salvador, oferecendo todo o suporte necessário para atender às demandas que o agravo exige. Os ambulatórios contam com estrutura adequada e equipes qualificadas para assegurar um cuidado completo. Além do atendimento individual, criamos um grupo terapêutico quinzenal, conduzido pela equipe multidisciplinar, que promove atividades de promoção da saúde, práticas integrativas, estratégias de autocuidado e palestras educativas. Esse espaço tem se mostrado fundamental, pois permite a troca de experiências entre os pacientes, fortalece vínculos e oferece apoio mútuo entre usuários e profissionais” , declara a fisioterapeuta do Multicentro Carlos Gomes, Vanessa Alves.
Os ambulatórios especializados funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendendo pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde da rede municipal, garantindo acesso rápido e acolhimento integral desde a triagem até o acompanhamento contínuo.
Outras notícias

Bahia recebe delegação italiana para incentivo à produção de pescado na Baía de Todos-os-Santos
14 de Outubro de 2025

Prazo para cadastramento de ambulantes para as festas populares termina na quinta (16)
14 de Outubro de 2025

Prefeitura de Salvador adota medidas e reforça orientações para prevenir acidentes de trânsito
14 de Outubro de 2025

Outubro Verde: Mais de 250 pessoas realizaram testes rápidos para sífilis e HIV em ação da SMS na Barra
14 de Outubro de 2025

Novembro Salvador Capital Afro terá show de Léo Santana e eventos por toda cidade durante 40 dias de programação
14 de Outubro de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Gilberto Gil move ação contra padre por intolerância religiosa e pede indenização de R$ 370 mil 14 de Outubro de 2025
