Outubro Verde em Salvador reforça prevenção e combate à sífilis
A abertura oficial da campanha acontece neste domingo (5/10), na Arena Fonte Nova, em Salvador, durante o jogo entre Bahia e Flamengo
O Outubro Verde é uma campanha nacional instituída em 2017, dedicada à conscientização sobre a sífilis e a sífilis congênita. Durante todo o mês, o movimento mobiliza profissionais de saúde, instituições e a sociedade para ampliar a informação, incentivar a testagem e garantir o tratamento adequado, fortalecendo o enfrentamento dessa infecção que ainda representa um importante desafio de saúde pública no Brasil.
Em Salvador, a abertura oficial da campanha acontece neste domingo (5/10), na Arena Fonte Nova, durante o jogo entre Bahia e Flamengo. A iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) marca o início de um mês inteiro de atividades voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A sífilis é uma doença silenciosa em seus estágios iniciais, podendo não apresentar sintomas. Sua transmissão ocorre principalmente pelo contato sexual desprotegido, mas também pode passar da mãe para o bebê durante a gestação, caracterizando a sífilis congênita — uma condição que pode trazer graves consequências para a saúde da criança. Apesar dos riscos, a doença tem cura: o tratamento é simples, seguro e está disponível gratuitamente na rede pública de saúde.
A SMS destaca que o Outubro Verde é um chamado coletivo: testar, tratar e curar é possível. A mobilização fortalece o cuidado individual e a proteção coletiva, reduzindo a incidência da sífilis e de outras ISTs em Salvador. “A campanha do Outubro Verde é fundamental para quebrarmos o silêncio em torno da sífilis e das demais ISTs. Muitas vezes, o diagnóstico só acontece em estágios avançados, quando já há complicações. Com a testagem rápida e o tratamento gratuito, conseguimos interromper a transmissão, proteger as gestantes e garantir saúde para toda a população. É uma ação de cuidado coletivo que salva vidas”, afirmou a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Sífilis da SMS, Darlene Souza.
Programação especial
Ao longo de outubro, a SMS preparou uma série de ações para ampliar o acesso da população à informação e ao diagnóstico precoce. Entre as atividades previstas estão:
Testagem rápida e gratuita para sífilis, HIV e hepatites virais em unidades de saúde, locais estratégicos e grandes eventos;
Distribuição de preservativos e outros insumos de prevenção, acompanhados de orientação sobre práticas sexuais seguras;
Ações educativas em escolas, shoppings, estádios e pontos de grande circulação;
Campanhas digitais nas redes sociais da SMS com informações e esclarecimentos à população.
Vale destacar que os testes rápidos estão disponíveis durante todo o ano nas 159 unidades de saúde do município. Contudo, durante o Outubro Verde, a oferta será reforçada com equipes itinerantes em diferentes pontos da cidade, ampliando o alcance da campanha e garantindo mais acesso ao cuidado.
Outras notícias
Parque Naturalizado do Centro de Interpretação da Mata Atlântica recebe mais de 5 mil visitantes no seu primeiro mês
28 de Novembro de 2025
Cartório de São Desidério é destaque nacional e reúne principais prêmios de excelência e inclusão inéditos na Bahia
28 de Novembro de 2025
Salvador sanciona leis e garantem permanência de animais comunitários
28 de Novembro de 2025
Vereador João Cláudio Bacelar solicita instalação de estátua de Jimmy Cliff em ponto turístico de Salvador e apresenta m
28 de Novembro de 2025
Mutirão do Hospital Municipal do Homem reforça acesso a cirurgias eletivas com nova triagem neste sábado (29)
28 de Novembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Mãe de Mel Maia é encontrada morta no Rio de Janeiro 28 de Novembro de 2025