Mutirão do MP oferece exame de DNA e segunda via de certidão na Estação da Lapa
Um mutirão formado por membros e servidores do Ministério Público estadual disponibiliza, nesta quarta-feira (14), na Estação da Lapa, serviços como reconhecimento e investigação de paternidade, inclusive com a realização de exame gratuito de DNA; emissão de segunda via de certidão de nascimento, cadastramento e óbito; abertura de registro de nascimento; acordos de alimentos e retificação de registros civis.
Os cidadãos poderão ainda protocolar denúncias de irregularidades e receberão orientação e encaminhamento jurídicos, além de informações para testagem de sífilis e HIV e sobre saúde bucal. A abertura do evento será realizada pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado e pelo coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotor de Justiça Adalvo Dourado, seguidos da apresentação da Camerata de Cordas do Neojibá.
Na ação social, terão também divulgação e apresentação de campanhas institucionais como 'Família contra a Homofobia', 'Sou Gente de Verdade', 'Transparência nas Contas Públicas', e as de combate ao trabalho infantil, à intolerância religiosa e à violência sexual contra crianças e adolescentes.
A iniciativa integra a ação social 'MP Cidadania', que acontecerá das 8h às 17h. O 'MP Cidadania' integra o rol de atividades da 'Semana do MP 2016', que acontecerá entre 14 e 16 de dezembro. Trata-se de uma realização comemorativa ao Dia Nacional do Ministério Público (14), quando são discutidas as ações da Instituição, com o objetivo de aperfeiçoá-las. Este ano, a Semana traz o tema 'Atual Conjuntura do Brasil: os desafios do MP'.