Estudo revela que passar mais tempo em pé melhora a saúde do coração

 

                                                                                                                                                       FOTO: REPRODUÇÃO

 

Levar mais tempo de pé, em vez de sentado, pode garantir benefícios à saúde de coração. Este simples ato pode melhorar os níveis do açúcar, gordura e colesterol no sangue, segundo um novo estudo publicado nesta sexta-feira no “European Heart Journal”. Pesquisadores australianos deram monitores de atividade a 782 homens e mulheres, com idades entre 36 e 80 anos.

Os equipamentos determinaram quanto tempo cada participante levava dormindo, sentado ou deitado, além de caminhando e correndo. A partir de análises de amostras de sangue, altura, peso e circunferência da cintura dos participantes, os especialistas estimularam o impacto na saúde de se substituir o período sentado para o em pé e se movimentando. O pesquisador da Escola de Saúde Pública, da Universidade de Queensland (Austrália), Genevieve Healy, afirmou que “o tempo em pé em comparação com o sentado foi significativamente associado com menores níveis de açúcar e gordura no sangue”. “Além disso, substituir o tempo sentado pelo de uma caminhada também foi associada com uma redução na cintura e no índice de massa corporal (IMC)”, explicou.

O estudo mostrou que ficar duas horas a mais em pé ao dia reduz em 2% os níveis de açúcar no sangue em 11% o de triglicerídeos. Já os resultados de se passar duas por dia caminhando em vez de sentado trouxe resultados ainda melhores: reduziu em 11% o índice de massa corpórea em 7,5 cm, em média, a circunferência da cintura. Além disso, os níveis de açúcar no sangue caíram 11%, enquanto os níveis de triglicerídios foram reduzidos em 14% por cada duas horas gastadas caminhando em vez de sentado. Com base nos resultados do estudo, Genevieve Healy deu um conselho a população: “Levante-se para melhorar a saúde do coração”. O pesquisador lembra que a pesquisa tem importantes aplicações de saúde pública, uma vez que permanecer sentado por muitas horas é um comportamento bastante comum em ambientes de trabalho.

Outras notícias

POLÍTICA

Debate Público discute regulamentação da profissão de motoristas por aplicativo em Lauro de Freitas

05 de Maio de 2025

POLÍTICA

JeroHitler: Samuel Jr. afirma que fala de governador sobre 'bolsonaristas na vala' é idêntica a práticas nazistas

05 de Maio de 2025

POLÍTICA

Governo Federal define medidas de auxílio emergencial para produtores rurais de Irecê (BA)

30 de Abril de 2025

Deputado Leo Prates e demais integrantes da bancada baiana participaram da audiência com o ministro Carlos Fávaro

CIDADE

Após atrasos nas saídas de duas garagens, ônibus circulam em Salvador

30 de Abril de 2025

POLÍTICA

SUSTENTABILIDADE: Cardeal da Silva implantará energia fotovoltaica nos prédios de repartição pública

29 de Abril de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024