Após 22 dias, greve dos servidores da saúde é encerrada na Bahia

Com as atividades paralisadas há 22 dias, os servidores estaduais da saúde encerraram a greve iniciada no dia 17 de julho. Os profissionais retomaram as atividades neste sábado (8), após acordo firmado com o governo do estado na sexta-feira (7).

Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia (Sindsaúde), a greve foi encerrada após o governo ter garantido o ressarcimento de todos os trabalhadores que tiveram os salários cortados durante o movimento.

Além disso, a entidade afirma que o governo se comprometeu em fazer, no prazo de uma semana, um estudo sobre a revisão do processo de concessão do adicional de insalubridade de 1, 5 mil servidores que tiveram o benefício retirado após decisão do dia 19 de junho.

O Sindisaúde também diz que foi acordada elaboração de uma agenda de trabalho para discussão dos ajustes do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores do grupo saúde e dos técnicos-administrativos. Ainda ficou definido, segundo o sindicato, o compromisso do governo em dar celeridade aos processos de progressão e promoção e da revisão da GID para uma futura incorporação.

Por meio de nota, o governo do estado confirmou o fim da greve, destacando que houve acordo entre as partes, que devem entrar com petição conjunta para a anistia da multa de R$ 50 mil por dia, estipulada pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). No dia 20 de julho, a Justiça considerou o movimento ilegal.
O governo também atestou que os processos dos 1,5 mil servidores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que tiveram o adicional de insalubridade cortado, serão revisados dentro de uma semana, observando a especificidade de cada grupo.

Além disso, o governo do estado disse que os funcionários em greve irão compensar os dias parados por meio de carga horária estendida. O Sindsaúde disse que espera formalização dos acordos e que, na quarta-feira (12), irá realizar assembleia para analisar o cumprimentos das decisões estabelecidas.

 

Da Redação|Bahia25Horas

Outras notícias

CIDADE

Fiação de poste pega fogo, destrói carro e deixa moradores de Sete de Abril sem energia

06 de Maio de 2025

CIDADE

Chuva intensa em Salvador aciona sirenes e supera média histórica de maio; veja bairros mais afetadas

06 de Maio de 2025

POLÍTICA

Debate Público discute regulamentação da profissão de motoristas por aplicativo em Lauro de Freitas

05 de Maio de 2025

POLÍTICA

JeroHitler: Samuel Jr. afirma que fala de governador sobre 'bolsonaristas na vala' é idêntica a práticas nazistas

05 de Maio de 2025

POLÍTICA

Governo Federal define medidas de auxílio emergencial para produtores rurais de Irecê (BA)

30 de Abril de 2025

Deputado Leo Prates e demais integrantes da bancada baiana participaram da audiência com o ministro Carlos Fávaro

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024