Prefeitura inicia distribuição de repelentes para gestantes do Bolsa Família nesta quarta (22)

Repelentes serão ofertados no período da tarde exclusivamente para gestantes com cadastros e benefícios ativos

As cerca de 5 mil gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família em Salvador começam a receber os repelentes contra insetos a partir desta quarta-feira (22). Os produtos serão distribuídos na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), na Rua Miguel Calmon, 28 - Comércio, exclusivamente das 13h às 17h.

Para facilitar o acesso das beneficiárias, a Secretaria Municipal da Saúde, conjuntamente com a Semps, criou uma programação de atendimento de acordo com o último Número de Identificação Social (NIS) impresso no Cartão do Bolsa Família do titular do benefício. "Iniciaremos a dispensação para as mulheres com NIS final 1 na quarta-feira e seguiremos o calendário até 4 de abril, contemplando todas as 4.905 beneficiárias. Aquelas que por algum motivo perderem a data programada, os produtos continuarão guardados e ficarão reservados para entrega no período de 05 a 11 de abril, no turno vespertino, na sede da Semps. Porém, informamos que o atendimento não será na estratégia de mutirão exclusivo e, portanto, a gestante seguirá o fluxo de atendimento normal para o público prioritário”, explicou Luria Andrade, subcoordenadora da Rede de Atenção à Saúde Materno-Infantil de Salvador.

As futuras mamães deverão portar um documento oficial de identificação com foto, CPF, cartão do titular do Bolsa Família (obrigatórios) e a Caderneta da Gestante (caso possua). As mulheres que não estiverem sendo acompanhadas no pré-natal, serão encaminhadas para acolhimento nas unidades da rede municipal. "Todas as gestantes integrantes de famílias com cadastro ativo no programa terão direito ao repelente. Quem ainda não estiver sendo assistida pelo pré-natal será direcionada para um posto de saúde próximo de sua residência, mas isso não invalida o recebimento dos repelentes", anunciou Luria Andrade.

A gestora ainda tranquilizou as gestantes, afirmando que não há motivo para uma corrida à sede da Semps para retirada dos repelentes, já que a distribuição dos produtos para todas as beneficiárias cadastradas está assegurada. "Cada beneficiária terá direito a dois frascos do repelente e esse direito será garantido. Não há necessidade de correria. Definimos um calendário de atendimento de modo que todas possam ser assistidas sem maiores dificuldades. Reiteramos que não vai faltar repelente para nenhuma cadastrada, mas é importante que o calendário divulgado seja respeitado para que a distribuição aconteça com a organização e segurança que o público em questão requer", finalizou.

CONFIRA O CALENDÁRIO DE DISTRIBUIÇÃO: 

Calendário de distribuição dos repelentes para gestantes do Bolsa Família, tendo como referência o dígito final do NIS impresso no Cartão do Bolsa Família do titular do benefício:

 

NIS do titular do benefício

Com final 1

Com final 2

Com final 3

Com final 4

Com final 5

Dia de atendimento

22/03 (Quarta)

13h às 17h

23/03 (Quinta)

13h às 17h

24/03 (Sexta)

13h às 17h

27/03 (Segunda)

13h às 17h

28/03 (Terça)

13h às 17h

 

NIS do titular do benefício

Com final 6

Com final 7

Com final 8

Com final 9

Com final 0

Dia de atendimento

29/03 (Quarta)

13h às 17h

30/03 (Quinta)

13h às 17h

31/03 (Sexta)

13h às 17h

03/04 (Segunda)

13h às 17h

04/04 (Terça)

13h às 17h

 

Outras notícias

SAÚDE

Maternidade de Salvador apresenta estoque crítico no Banco de Leite Humano

16 de Maio de 2025

POLÍTICA

Iniciativa da gestão de Leo Prates na SMS de Salvador conquista reconhecimento internacional por inovação na saúde públi

16 de Maio de 2025

CIDADE

Travessia Salvador-Mar Grande retoma atividades após dois dias sem operar

16 de Maio de 2025

SAÚDE

Salvador recebe prêmio internacional por uso inovador de tecnologia na saúde pública

16 de Maio de 2025

POLÍTICA

Projeto de Alex Santana exige parecer técnico prévio para transferências voluntárias da União

14 de Maio de 2025

Texto está em análise na Câmara dos Deputados

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024