Outubro Rosa: Prefeitura intensifica ações de prevenção do câncer de mama
FOTO: REPRODUÇÃO
O câncer de mama continua sendo a principal causa morte por neoplasia entre a população feminina em idade fértil em Salvador. A forma mais eficaz de diagnóstico precoce e prevenção da doença é através da realização periódica da mamografia. Porém, das 11 mil vagas disponibilizadas por mês pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para a realização de exames gratuitos, apenas 47% são preenchidas.
A taxa de mortalidade por câncer de mama continua elevada no município por conta do diagnóstico tardio, geralmente, quando a doença está em estado avançado. De janeiro a setembro deste ano, foram registrados cerca de 180 óbitos em decorrência da patologia na capital baiana.
A marcação para o exame de mamografia é disponibilizada nas unidades básicas da capital durante todo o ano, porém, no mês do Outubro Rosa, campanha de mobilização é intensificada. Para ter acesso ao procedimento basta que as interessadas procure uma das 120 postos da rede municipal munidas do documento de identificação com foto e o cartão SUS para avaliação médica e de enfermagem, possibilitando os encaminhamentos necessários para atender à necessidade de saúde apresentada.
Outubro Rosa – A programação do Outubro Rosa 2017 é promovida pela Prefeitura, com organização da Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM) e em parceria com diversos órgãos municipais e entidades, segue até o fim deste mês com diversas atividades em várias localidades da capital baiana. O início oficial da campanha acontece neste domingo (1), com a iluminação do Elevador Lacerda na cor rosa.
As ações vão contar com a presença de profissionais de saúde, que irão realizar o agendamento de exames clínicos e mamografia para mulheres de 50 a 69 anos. "Se conseguirmos identificar um câncer de mama em estágio precoce, a chance de cura é acima de 90%. Por isso é importantíssimo que as mulheres que fazem parte do grupo de risco, que são aquelas acima de 50 anos de idade ou com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame", alertou a coordenadora da Atenção Primária do município, Adriana Miranda.
Programação – Durante todo o mês de outubro uma carreta vai percorrer os bairros de Salvador com oferta gratuita de exames clínicos e orientações para o autocuidado das mamas.
Entre os dias 02 a 06, a população pode conferir a Loja Rosa instalada no Shopping Center Lapa, Centro da cidade, das 9h às 21h, onde estarão sendo realizados serviços orientações na área de saúde da mulher. O Salvador Shopping vai ofertar também a partir do dia 02 a 11 um consultório para realização de exame clínico e orientação para autocuidado.
As mulheres da capital também contarão com os mesmos serviços a partir do dia 16 na estação de transbordo da Lapa.
Nos 12 Distritos Sanitários do município serão realizadas mamografias, busca ativa de pacientes, além de palestras, salas de espera e distribuição de material educativo que incentivam o diagnóstico precoce, estimulando o acompanhamento periódico de saúde e a realização do auto exame das mamas.
Outras notícias

Marcelle Moraes cobra revogação do EAD para o curso de medicina veterinária: ‘Irresponsabilidade Ministério da Educação’
22 de Maio de 2025

Após suspensão de quatro dias, Travessia Salvador-Mar Grande é retomada
21 de Maio de 2025

Deputado Samuel Júnior é agraciado com a mais alta honraria de Goiás
20 de Maio de 2025

Maternidade de Salvador apresenta estoque crítico no Banco de Leite Humano
16 de Maio de 2025

Iniciativa da gestão de Leo Prates na SMS de Salvador conquista reconhecimento internacional por inovação na saúde públi
16 de Maio de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
