Pacientes albinos e com lúpus em Salvador recebem protetor solar gratuito
Em parceria com o Senai, cerca de 20 alunos, oriundos do programa Treinar Para Empregar, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) e do Marias da Construção, vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), estão realizando, de forma gratuita, o curso de eletricista predial e industrial. As aulas estão acontecendo no Senai Dendezeiros, no Bonfim, de segunda a sexta, das 13h às 17h.
A capacitação, dividida por aulas teóricas e práticas, é composta por carga horária de 152h, sendo 32h para conteúdo de eletricidade básica, 40h para conteúdo de eletricista residencial e 80h para conteúdo de eletricista industrial. Durante as aulas, os alunos são capacitados para fazer a instalação, manutenção e projeção de eletricidade em âmbito residencial e industrial, sendo que, neste último, aprendem a lidar com motores trifásicos, além de outros conteúdos.
O professor Diego Santos enxerga o curso como um dos mais concorridos no mercado de trabalho. “Existe um déficit de conhecimento, principalmente teórico e técnico. Na prática então, o mercado sente falta disso, e aqui nas aulas, o aluno passa por todas as etapas para ficarem aptos a ingressarem no mercado de trabalho. Essa é uma turma que, com certeza, irá contribuir bastante no mercado”, avalia.
Oportunidade – Moradora do bairro de Tancredo Neves, Jandaira dos Santos, de 37 anos, disse que soube da oferta do curso através da internet e, de forma imediata, realizou a inscrição. “Sempre atuei na área de vendas, mas tinha uma vontade de mudar e experimentar outras áreas. Possuía esse interesse pela área da elétrica e quando surgiu a oportunidade, abracei. Estou gostando das aulas”.
Participante de outro curso oferecido através do Treinar Para Empregar, a jovem Crislaine Tosta, de 25 anos, disse que o programa possibilita o conhecimento em outras áreas e, assim, facilita a entrada no mercado de trabalho. “Esse é mais um curso que realizo através do programa. Fiz o de hidráulica e, quando finalizei, decidi também realizar o de eletricista. É sempre bom se capacitar e profissionalizar, ainda mais de forma gratuita”.
Djalma Neto, de 36 anos, ressalta as expectativas de reingressar para o mercado de trabalho após a conclusão das aulas. “O curso é totalmente alinhado com o teórico e prático. Tudo que estamos aprendendo em sala, estamos tendo a oportunidade de executar na prática. Essa é uma oportunidade muito grande de realizar um curso tão concorrido no mercado de trabalho. Além de trabalhar de carteira assinada, a formação me possibilita trabalhar como um autônomo da área”, disse.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
