Novembro Negro em Salvador terá programação especial em saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará ações especiais durante todo o próximo mês, em alusão à campanha Novembro Negro. A intenção é debater questões relacionadas à saúde da população preta e parda da capital baiana, bem como discutir o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a população negra. 

O Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) será a pauta da abertura da programação, que acontecerá na quinta-feira (3), na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – Campus Cabula, das 9h às 12h. Já no dia 17 de novembro, das 13h às 17h, a “Saúde da população negra na infância e adolescência: caminhos para equidade” será o tema da conferência aberta ao público, no mesmo local. Na ocasião, os temas racismo na infância e adolescência, racismo nas escolas, bullying na infância e o combate a gordofobia também estarão em debate. 

Além disso, as unidades de saúde municipais dos 12 Distritos Sanitários de Salvador vão promover atividades especiais de conscientização durante todo o mês de novembro. Dentre as ações estão a prevenção ao diabetes, hipertensão arterial, glaucoma e doença falciforme, que apresentam maior prevalência na população negra. 

“É importante reconhecer que a maioria da população soteropolitana é negra e precisamos cuidar das doenças que afligem com mais intensidade essa população, bem como combater o racismo de todas as formas, inclusive, o institucional. Por isso, a Saúde tomou a decisão estratégica de fazer ações efetivas durante todo o mês. Serão diversas atividades diárias de acolhimento, assistência e cuidado dos cidadãos de Salvador”, declarou o secretário municipal da Saúde, Decio Martins. 

Números – Dados do IBGE em 2019 apontam que a população de Salvador é formada por 81,5% das pessoas declaradas negras que, historicamente, apresentam maior vulnerabilidade social e econômica. De acordo com especialistas, isso acaba refletindo também numa menor expectativa de vida e maior susceptibilidade a doenças e agravos. Associado a isso, a pandemia da Covid-19 trouxe, de maneira geral, ainda mais instabilidade social, consequentemente, com impactos à saúde dessa população.

Outras notícias

SAÚDE

Secretário da Saúde acompanha Samu em operação chuva em Salvador

28 de Novembro de 2024

CIDADE

Salvador registra mais de 219 milímetros de chuvas em apenas 72 horas; número é o dobro da média histórica para novembro

27 de Novembro de 2024

CIDADE

Linha B3, do BRT Salvador, volta a operar após realização de drenagem

27 de Novembro de 2024

SAÚDE

Vigilância Sanitária promove 1° Encontro Regional com Associação Nacional de Restaurantes nesta quarta (27)

27 de Novembro de 2024

CULTURA

Salvador: Especialista critica fim do Samba de São Lázaro e alega 'caça' à cultura negra

26 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024